Going Somewhere é o maior rating do continente » Jockey Club Brasileiro - Turfe

Going Somewhere é o maior rating do continente

Como é sabido, pela primeira vez na história do turfe sul-americano, os ratings dos cavalos do continente passaram – com efeito a partir de janeiro de 2013 -, a compor a lista do World Thoroughbred Ratings-WTR, bem assim, dos registros da  Federação Internacional das Autoridades Hípicas (FIAH).

Nessa lista, que é divulgada pelo site inglês da Weatherbys, constam, ano a ano, os melhores cavalos de corrida do mundo, depois de terem suas performances debatidas e analisadas pelo grupo internacional de “handicappers” da WTR, que se reúne em Hong-Kong, no mês de dezembro de cada ano.

Após sua espetacular performance, vencendo o GP Internacional Carlos Pellegrini (Gr.I), realizado em San Isidro, Argentina, no dia 16 de dezembro (ou seja, dias após a reunião de Hong Kong), o potro brasileiro Going Somewhere (Sulamani e Angel Star, por Special Nash), de criação do Haras Phillipson, teve sua cotação de 119 libras-peso discutida e confirmada pelos citados “handicappers.”

Isso transforma Going Somewhere (veja ao lado o filme de seu triunfo no Pellegrini 2012) no cavalo sul-americano de melhor rating em 2012, superando em 1 libra-peso o rating do excelente potro argentino Indy Point (ganhador, entre outras provas, do GP Nacional – Derby Argentino, disputado, em novembro de 2012, no Hipódromo Argentino da Palermo SA), até então, o primeiro da lista no continente. Como se sabe, Indy Point foi segundo para Going Somewhere no Pellegrini.

Dos debates a respeito, participaram, além dos “handicappers” internacionais antes mencionados, os vários integrantes do Comitê de Ratings da OSAF (criado em maio de 2010), onde o Brasil se faz representar pelo Comitê de Ratings da ABCPCC, na pessoa do profissional Ricardo Ravagnani.

A marca atribuída a Going Somewhere, significa, sem dúvida, um reconhecimento à criação brasileira, ao turfe do país, e a todos que contribuem para o seu progresso e engrandecimento.

A lista final dos ratings internacionais dos animais da América do Sul, em 2012, é a seguinte:

Animal                                              Rating (libras-peso)

Going Somewhere (BR)                    119

Indy Point (ARG)                                      118

Plenty Of Kicks (BR)                           116

Expressive Halo (ARG)                          116

Quick Casablanca (CHI)                         116

Didimo (BR)                                             115

Hakassan (CHI)                                          115

Al Qasr (EUA)                                             115

Winning Prize (ARG)                                 115

Suggestive Boy (ARG)                            115

da Redação – foto: Internet

Gostou da notícia? Compartilhe!

Pular para o conteúdo