O treinador Ronaldo Marins Lima possui o quarto melhor índice (26,67%) de vitórias entre os treinadores em atividade no turfe carioca, atrás apenas de Roberto Morgado Neto (36,17%), Adelcio Menegolo (27,55%) e Roberto Morgado Junior (26,92%). Veterinário formado pela Universidade Estácio de Sá, no ano de 2003, Ronaldo é filho do ex-aprendiz, e por pouco tempo jóquei, Nilo Lima. Casado com Marcela Borioni, aos 34 anos, o R.M.Lima dos programas está com 16 animais aos seus cuidados no Hipódromo da Gávea.
Com quatro inscrições para as duas últimas reuniões de 2012 no prado carioca, duas no sábado (29/12) – Ditado Popular (7º páreo) e Satisfeito (10º páreo); e duas no domingo (30/12), ambas na nona carreira – Senhor Tufão e El Demolidor, Ronaldo, por telefone, falou com exclusividade ao site do JCB sobre as chances de seus animais:
“O Ditado Popular (Haras Rio-Iguassu), na 7ª prova, tem ótimos trabalhos na areia, vem de duas boas atuações no gramado, pista em que seu retrospecto parece melhor, porém a enturmação na areia se mostra bem mais acessível e estou bastante confiante na sua vitória. O Satisfeito, 10º páreo, (Stud Cezzane) é um animal cheio de problemas. Na última tentei o claiming, mas ele saiu num ritmo louco na frente junto com o The Runer e acabou esmorecendo por total. Acho o páreo bastante equilibrado e conto com sua reabilitação”.
“No domingo, Senhor Tufão (Haras Rio Iguassu) e El Demolidor (Stud Batonzinho) correm juntos na nona prova. O Senhor Tufão já esteve pronto para ser inscrito, teve um contratempo e volta agora, bem galopado e com trabalho de distância suave. O Salgadinho tem trabalhado-o aqui na Gávea, conhece bem o cavalo e, como a prova é bastante parelha, ele surge como um dos prováveis. El Demolidor ostenta ótima forma, mas como filho de Spring Halo, a hemorragia é um problema, ainda mais com esse calorão. Seu estado não podia ser melhor, seus matinais animam muito e, mais uma vez, vai chegar lutando pelas principais colocações”, finalizou confiante, o sempre solicito, Ronaldo Marins Lima.
por Fernando Lopes – foto: Gerson Martins