Com 22 provas programadas para o próximo final de semana no Hipódromo da Gávea – onze no sábado 29/12 e onze também no domingo 30/12 – o atual campeão da estatística de jóqueis, o gaúcho Vagner Borges (foto) (69), que ocupa a sexta posição na Temporada 2012/2013, atuará em 21 delas, ficando de fora apenas da primeira carreira do sábado.
Sete dos 10 primeiros colocados na estatística estarão fora de combate nas últimas reuniões do ano de 2012 no prado carioca: Dalto Duarte (107), Henderson Fernandes (92), Valdinei Gil (74), Anderson Paiva (49), Ilson Correa (40) e Jeferson Telles da Silva (38) estão suspensos; e Marcello Cardoso (74) também está suspenso para sábado, mas não assinou para domingo. O terceiro colocado, Carlos Lavor (81) pilotará 15 animais. Rodrigo Salgado (40) atuará em 16 provas. Fechando a lista dos dez primeiros, Fausto Henrique (38) monta apenas no domingo e o fará em 10 carreiras.
Jean Pierre (23) assinou 15 montarias. Marcelo Soares (25) assumiu 13 compromissos e Alexandre Correia (foto) (16), agora contando com o auxílio de William Francisco na captação de montarias, estará presente em 11 páreos. Entre os alunos da Escola de Profissionais do Turfe, tanto Gutemberg Araújo quanto Juan Gomes, aproveitando bem a ausência de vários dos seus colegas, montarão em 12 carreiras, cada um.
por Fernando Lopes – foto: Gerson Martins