Assim como no G3 das fêmeas, Concilium, ganhador de G1 (GP Jockey Club de São Paulo, não o único, pois Hook The Pirate venceu a mesma carreira em 2010) mostrou sua categoria e venceu, há poucos instantes, a Copa dos Campeões (G2). Oitava e principal carreira deste sábado, 8 de dezembro, em Cidade Jardim, a prova foi disputada em 2.000 metros, pista de grama.
Partida muito boa para os 16 competidores – Nikolic, Golden God, Ignition e Guarantã não saíram de suas cocheiras -. Gallahad, Abutre, American Storm, Merengão e Concilium eram os cinco primeiros. Gallahad dava as cartas em ritmo puxado, de acordo com a qualidade dos animais anotados na carreira. Abutre firmou-se em segundo, enquanto, American Storm e Merengão lutavam pelo terceiro posto. Na grande curva, Gallahad puxava o extenso pelotão e American Storm tomava a segunda colocação, diminuindo a vantagem do líder.
Na hora da verdade, Gallahad entrou na frente, mas o piloto de American Storm olhava para trás, procurando os rivais, pois o da frente já estava dominado. E, realmente, com facilidade, American Storm já começou os primeiros acordes do Tango. Todavia, a melodia só ficou completa com o tropel violento do excelente Concilium, que tomou a frente e resistiu, sem dar pinta de perder, aos ataques de Media Man e Uai Ask, que finalizaram nas colocações posteriores às do ganhador. Olympic Quest, aberto, veio de longe para terminar em quarto, cabendo a Psarou o complemento do placar.
Trazido de Jaguariuna em grande forma por Wanildo Garcia Tosta, Concilium é um 3 anos, filho de Sulamani e Crazy Jet, por Notation, de criação e propriedade do Haras Tango. Na sua terceira vitória, com condução brilhante de Antônio Mesquita, a 2ª nobre em sua campanha de seis saídas, Concilium assinalou, para os dois quilômetros, 1min59s069.
por Fernando Lopes – foto: Photochart JCSP