O jovem Henderson Fernandes (foto) (82), segundo colocado na estatística da Temporada 2012/2013, será quem mais montará no próximo final de semana na Gávea, tendo assumido 33 compromissos. Contando com a ótima ajuda do agente Danilo Aglio, o popular “Dadá”, Henderson estará presente em 82,5% das 40 carreiras programadas para a próxima semana – sexta-feira (07) e segunda-feira (10) têm nove páreos programados, enquanto que no sábado (8) e no domingo (9), 11 carreiras serão disputadas -, a última do ano com corridas realizadas na pista de grama.
O líder Dalto Duarte (97) terá 28 oportunidades para ultrapassar a marca centenária e aumentar sua diferença para os rivais. Valdinei Gil (74) está fora de combate por três meses, suspenso pela CC do JCB após o incidente do último páreo de sábado 01/12. Carlos Lavor (68) montará em 21 provas. Marcello Cardoso (66) não atua na sexta-feira, porém estará presente em 20 carreiras nos dias restantes. Vagner Borges (63), que estava visitando a família no RS, chegará para montar os promissores Abidjan (Haras Santa Rita da Serra) e Mojito (Stud Alvarenga) no Clássico Armando Rodrigues Carneiro (L.) e no GP Almirante Marquês de Tamandaré (G2), respectivamente.
Voltando à lista dos 10 primeiros da estatística, mais quatro profissionais suspensos ou contundidos. Ilson Correa (40) só virá à Gávea para pilotar Tônemaí (Stud Lecca), no já citado GP Almirante Marques de Tamandaré (G2) – 3ª e decisiva Etapa da Copa de Ouro. Anderson Paiva (40) e Rodrigo Salgado (35) estão no “gancho”, mas Salgadinho terá a oportunidade de pilotar House Of Art (Coudelaria Jéssica/Stud B.H.C.) no clássico em homenagem ao fundador do Haras Nacional. Marcelle Martins (34) recupera-se do grave acidente sofrido após a disparada do animal Criminal Law (Stud Amigos da Barra) no feriado de 15 de novembro, na Gávea. Marcello Soares (foto) e Elizandro Costa são dois jóqueis que na ausência dos profissionais acima, terão muitas oportunidades e atuarão em 18 e 25 carreiras, na ordem. Jean Pierre reaparece com 12 montarias.
Entre os alunos da Escola de Profissionais do Turfe do Jockey Club Brasileiro, destaque absoluto para as 28 montarias assinadas por Fausto Henrique, que melhora seu padrão a cada reunião, confirmando as expectativas depositadas no jovem desde sua estreia. Jeferson Telles da Silva é outro que não para de evoluir e atuará bastante, montando em 21 provas. Gutemberg Araújo e Juan Gomes terão oito e quatro chances, cada um.
O retorno do excelente Tiago Josué Pereira, (foto) após temporada em Macau, contratado pelo Macau Racing Club é uma das grandes atrações da programação carioca. Aos 35 anos, TJ vai ser um reforço de peso para o time de profissionais em ação no Jockey Club Brasileiro. Tiago contará com o auxílio de Leandro Mancuso no agenciamento das montarias, e participará de 26 provas já no final de semana. Apenas os dois primeiros colocados, Dalto e Fernandes, além do aprendiz Fausto Henrique, montarão mais que único jóquei brasileiro a vencer a prova de maior dotação do turfe mundial, a Dubai World Cup, no dorso de Glória de Campeão, do Stud Estrela Energia.
por Fernando Lopes – fotos: Gerson Martins & Internet