Neste sábado, 24 de novembro, mais uma vez será realizada no Hipódromo da Gávea a Prova Especial Jayme Augusto Calvet de Vasconcellos. Reunindo produtos de 3 anos e mais idade, em 2.100 metros, pista de areia, a carreira recebeu seis inscrições: Montardon (foto) (Stud Globo); Zakat (Stud Summerhill); Doutor Marcos (Stud Red Black); Um Craque (Stud Grenoble); Don Miloca (Stud Alvarenga); e Let Me Free (Stud Escorial).
Diretor da Associação de Criadores e Proprietários de Cavalos de Corrida do Rio de Janeiro e Comissário de Corridas do Jockey Club Brasileiro, Jayme Augusto Calvet de Vasconcellos foi criador (Haras Santa Maria do Lago) e proprietário (Stud Damasco). Antônio Ricardo, pai do supercampeão Jorge Ricardo, era o jóquei preferencial de Jayme e, depois, foi também seu treinador.
Alguns de seus animais conseguiram bastante destaque, seja nas pistas ou na reprodução, como: Divertida (Guaycuru e Fric Frac, por Fastnet) criada pelo Haras Valente e de propriedade do Stud Damasco, conquistou o GP Henrique Possolo (65) e na reprodução, com Viziane, produziu Zannuto, ganhador dos GGPPs Presidente Vargas (G2), Doutor Frontin (G3) e Derby Club (G3); Jeu d’Or (Corpora e Querela, por King Salmon), de criação do Haras São Bento ganhador do GP Conde de Herzberg. Dastur (Homero e Quimbelle, por Pontet Canet), criação do Haras Santa Annita, um excelente arenático que era um dos animais preferido de Jayme. Dastur correu doze vezes para obter seis vitórias e cinco colocações para depois, assim como Jeu D’Or, foi reprodutor em Teresópolis no Haras Santa Maria do Lago. Nermaus (Pharas e Fledermaus, por Violoncelle), em sociedade com Guilherme Penteado, atuando na farda do Stud Santo Inácio, na reprodução fez Agente (Starita), vencedor dos GGPPs Derby Paulista (76) e Cruzeiro do Sul (77), ambos de G1 e com diversas colocações nobres; Bamboche (Nazarena), ganhadora do GP Diana (G1), em 1978; e Denee (Auriga –URU), múltiplo ganhador clássico e derby-winner, ao vencer o GP Cruzeiro do Sul (G1), em 1981, mesmo ano em que venceu o GP Brasil (G1), mas foi desclassificado por prejuízos na pista a Campal.
da Redação, com assessoria da Gerência de Turfe – foto: Gerson Martins