Com a realização no sábado, 17 de novembro, da terceira e última etapa da Copa de Prata – Codere, através da disputa do Grande Prêmio Oswaldo Aranha (G2), vitória para Sutil do Haras São José da Serra, registrou-se um empate na soma de pontos entre La Française (foto) (Fazenda Mondesir, uma filha de Nedawi e Turbulência por Clackson) e May Be Now (Stud Rio Dois Irmãos), ambas com 16 pontos.
La Française levantou a 1ª etapa, o GP Duque de Caxias (G2), enquanto May Be Now finalizou na terceira colocação. Na etapa seguinte, May Be Now levou a melhor no GP Marciano de Aguiar Moreira (G2) e La Française terminou no segundo lugar. Na 3ª e decisiva etapa, La Française não atuou e May Be Now arrematou na quarta colocação.
Respeitando o critério de pontuação – 1º lugar – 10 pontos – 2º lugar – 6 pontos – 3º lugar – 4 pontos – 4º lugar – 2 pontos – 5º lugar – 1 ponto – , La Française somou 10 pontos de sua vitória mais 6 pontos da segunda colocação, chegando a 16 pontos. Já May Be Now fez 4 pontos com o seu terceiro lugar, mais 10 pontos de seu triunfo e fechou somando 2 pontos de sua quarta colocação, chegando também aos mesmos 16 pontos de La Française.
Com base no item 5, inciso a) do Regulamento, tanto da Copa de Prata quanto da Copa de Ouro, observa-se:
Em caso de empate dos (as) vencedores (as), lembrando que se houver para um animal, ou uma potranca ou um potro, o desempate acontecerá:
a) Para aquele ou aquela que houver somado mais pontos em primeiro lugar e assim sucessivamente até o quinto lugar;
Por isso, a ganhadora da Copa de Prata 2012, dando a seu proprietário a premiação de R$ 20 mil oferecida pela patrocinadora do disputa, é de La Française, que marcou pontos através de primeiro e segundo lugares, enquanto May Be Now somou os seus por meio de um primeiro, um terceiro e um quarto lugares.
Abaixo, os vídeos das três etapas da Copa de Prata 2012
Nos anos anteriores as vencedoras da Copa de Prata foram:
2009 – Hope (Know Heights e Maria Star, por Ghadeer), criação de Fazenda Mondesir e propriedade do Stud Azul e Branco.
2010 – Time To Fly (foto) (Roi Normand e Fit To Fly, por Ghadeer), do Haras Santa Maria de Araras.
2011 – Ventura Baby (Belo Colony e Masai Mara, por Aksar), criada pelo Haras Santa Rita da Serra e defensora do Stud Santa Rosa de Lima.
da Redação – foto: Gerson Martins