Neste domingo, 25 de novembro, será realizada a 8ª e decisiva Etapa da Taça Quati, com a disputa do Clássico Derby Club (L.), em 3.500 metros, na pista de grama. Seis competidores estão anotados: Vrom Vrom (Stud Cajuli); Olympic Leader (foto) (Stud Wall Street); Gursky (Haras Doce Vale); Le Kinoplex (Stud São Francisco da Serra); Jogador (Haras São Quirino); e Umbu (Stud Acqua Azul).
Nas sete etapas anteriores vitórias para: Olympic Leader (Know Heights e My Little Life, por Ghadeer), 3 anos, Fazenda Mondesir/ Stud Wall Street, na P.E. Formastérus, em 10 de março; Il Mago (Know Heights e Chez Dauphine, por Round Hill), do Haras Doce Vale, na P.E Coaraze, em 15 de abril; Umbu (Know Heights e Dominance, por Dark Brown), 3 anos, criado pelo Stud TNT e de propriedade do Stud Acqua Azul, na P.E. Antonym, em 12 de maio; e Le Kinoplex, (Crimson Tide e L’Escapade, por Aksar), do Stud São Francisco da Serra, na Prova Especial Pharas, em 16 de junho; Il Mago (Know Heights e Chez Dauphine, por Round Hill), do Haras Doce Vale, no GP ABCPCC (G2), em 5 de agosto; Le Kinoplex, (foto) (Crimson Tide e L’Escapade, por Aksar), do Stud São Francisco da Serra, na Prova Especial Gualicho, em 3.000 metros, na pista de grama, em 23 de setembro; e Olympic Leader (Know Heights e My Little Life, por Ghadeer), 3 anos, Fazenda Mondesir/ Stud Wall Street, na Prova Especial José Bastos Padilha, em 3.200 metros, pista de grama, em 20 de outubro.
A Copa de Fundistas – Taça Quati, que é disputada em oito etapas, dará R$ 10 mil ao vencedor e tem o patrocínio do Haras São José & Expedictus. A seguir, o sistema de pontuação e a classificação atualizada:
Pontuação das Provas Especiais e do Clássico Derby Club (L.):
1º colocado – 8 pontos
2º colocado – 6 pontos
3º colocado – 4 pontos
4º colocado – 2 pontos
5º colocado – 1 ponto
Pontuação do GP ABCPCC – Taça Stud Book Brasileiro (G2)
1º colocado – 12 pontos
2º colocado – 8 pontos
3º colocado – 6 pontos
4º colocado – 4 pontos
5º colocado – 2 pontos
Classificação até o momento:
OLYMPIC LEADER – 34 pontos (veja à esquerda sua vitória na P.E. José Bastos Padilha – 7ª Etapa da Taça Quati)
UMBU – 28 pontos
LE KINOPLEX – 26 pontos
IL MAGO – 21 pontos
DECRIRE – 11 pontos
TANK BOY, I WANT THE GLORY e CHUCHU BELEZA – 8 pontos
GURSKY – 5 pontos
FURACÃO DO PICI e JOGADOR – 4 pontos
TORTA DE FRANGO – 3 pontos
ENERGIA DAFINE – 2 pontos
FERA DO NENEM e NOHAR – 1 ponto
Esta é a terceira edição da Taça Quati. Nos anteriores, os vencedores foram:
2010 – Morcote (Golden Voyager e Manitas de Plata, por Maniatao), tordilho criado pela Agro Pastoril & Haras Tibagi Ltda., à época de propriedade do Stud Araré e treinado por Júlio Cezar Sampaio.
2011 – Decrire (foto) (Nedawi e Call Me Back, por Candy Stripes), de criação do Stud Capitão e defensor de Aristeu Frenzel Rodrigues, com treinamento para Manoel Renato Lopes.
por Fernando Lopes – fotos: Gerson Martins