Os 2 .400m da Japan Cup (G1), uma das provas mais ricas do mundo e o ponto mais alto da temporada nipônica , estão marcados para o próximo domingo em Tóquio. Será a 32a versão deste grandíssimo clássico.
De acordo com o publicado hoje pela imprensa de lá dezessete nomes estariam confirmados, entre eles, o do tríplice coroado japonês do ano passado e segundo, em dramático final no Prix de l’Arc de Triomphe (G1), deste ano, no primeiro domingo de outubro, Orfèvre (FOTO 1), um Stay Gold e Oriental Art, por Mejiro McQueen, o favorito, e o da sua dominadora nos últimos metros da reta de Longchamp, Solemia- FOTO 2 – (Poliglote e Brooklyn’s Dance, por Shirley Heights).
Enquanto deverá ser dirigida pelo mesmo jóquei, Olivier Peslier, o craque local, apesar das montarias não terem sido assinadas ainda e, consequentemente, não publicadas, não terá Christophe Soumillon, o seu piloto no Arc, em seu dorso no domingo, voltando ao seu jóquei japonês, Kenichi Ikozoe. Soumillon estará no dorso de outro pupilo de Yasutoki Ikee, Tosen Jordan, um Jungle Pocket e Every Whipper, por Northern Taste, segundo nesta prova no ano passado quando vencida por Buena Vista (Special Week e Biwa Heidi, por Caerleon), também ganhadora em 2010 (com Soumillon up).
Outra das atrações da Japan Cup 2012, é a potranca de três anos, ganhadora da Tríplice Tiara japonesa, (FOTO 3, ganhando o Oaks local), Gentildonna (Deep Impact e Donna Blini, por Bertolini), da Sunday Racing Co. Ltd, logo do mesmo dono de Orfèvre, mas treinada por Shei Ishizaka. Ela é de criação de Northern Racing Co. Ltd enquanto Orfèvre o é de Shadai Corporation Inc.
Os outros quatorze nominados são os japoneses Rulership, Elshin Flash, Fenomeno, Beat Black, Dark Shadow, Oken Bruce Lee, Meisho Kampaku, Rose Kingdom (que ganhou em 2010 mas foi desclassificado em favor de Buena Vista) e Jaguar Mail, e os estrangeiros, todos treinados na Grã Bretanha, Jakkalberry, Mount Athos, Red Cadeaux e Sri Putra.
Os três anos deverão levar 55 quilos, as potrancas dois quilos a menos (caso de Gentildonna que irá de 53), e os quatro anos e mais, 57 quilos (com a mesma descarga no caso das éguas, logo Solemia irá de 55 quilos).
Da Gerência de Turfe