Treinador dos mais consagrados do turfe brasileiro, considerado, estimado e querido por criadores, proprietários, turfistas e profissionais, Dulcino Guignoni, mostrando o acerto de sua escolha ao se transferir para o remodelado e revigorado CT Vale da Boa Esperança, teve mais um fantástico final semana em sua carreira recheada de vitórias e conquistas.
No sábado, 17 de novembro, o capixaba fez inscrições para seis das doze carreiras programadas para o Hipódromo da Gávea e venceu TODAS elas, sim, TODAS, sem exceção. Na quinta prova, o Clássico Ghadeer (L.), Guignoni mandou Mojito, do Stud Alvarenga para a pista em grande forma e o filho de Dubai Dust e For Freedom, conquistou a primeira vitória clássica de sua campanha, em boa direção de Rodrigo Salgado. No GP Oswaldo Aranha (G2), Sutil, do Haras São José da Serra, ganhou de ponta a ponta, sem tomar conhecimento das adversárias. Vagner Borges esteve muito bem no dorso da filha de Redattore e Sweet Biscuit (Effeverscing). Sem perder o embalo Guignoni preparou Delegada da Razão, do Stud H&R, com o aprendiz Anderson Paiva “up” para vencer um claiming de 3 anos sem vitória. Spitfire, do Stud Azul e Branco, voltando a atuar de Lasix, gostou do train suicida promovido por Ultimatum, Torta de Frango e Energia Deliver e deu o quarto triunfo do dia a Guignoni. Boa condução de Marcello Cardoso no filho de Know Heights e Dotty, por Lode.
Na décima carreira, um pesos especiais, uma das grandes esperanças do treinador para o ano de 2013, o potro Tokay (foto) (Wild Event e Pupille, por Roi Normand), do Stud Yatasto, manteve sua invencibilidade em mais um triunfo convincente na sua curta campanha de três atuações. Para fechar a reunião perfeita, Dulcino venceu a divisão do claiming de Delegada da Razão, com Marbeuf, do Stud Acqua Azul.
Porém, quem conhece Guignoni sabe que para ele o céu é o limite. Então, no domingo (18/11) ele pegou o avião e partiu para a festa do GP Bento Gonçalves 2012. Na “mala”, o craque levou Mirabile Visu (Tiger Heart e Monterregione, por Choctaw Ridge), da Coudelaria Barcelona, para levantar o GP ABCPCC (L.), a carreira de velocidade da semana máxima do turfe gaúcho (1.200, grama), e Netbook (Giant Gentleman e New Investiment, por Burooj), do Haras São José da Serra, e trouxe para o Rio de Janeiro a taça do GP Presidente da República (L.), disputado na distância da milha inglesa (1.609 metros) da pista de areia do Cristal.
Para encerrar da forma que Guignoni gosta, Tina Moss (veja o filme ao lado) (Christine’s Outlaw e Amazing Singer, por Tokatee), criada pelo Haras Campestre e de propriedade do Stud Alvarenga desceu da serra no último furo para ganhar a Prova Especial Ricardo Xavier, em 1.400 metros na pista de areia. Isso sem falar que Estrela Monarchos (Stud H&R) e Votre Rafaela (Stud Alvarenga) já haviam passado na frente na reunião de quinta-feira, 17 de novembro no Jockey Club Brasileiro.
Fazendo um “resumo da ópera em 5 atos” de Guignoni, o treinador venceu 11 páreos entre Gávea e Cristal, sendo nove só no Rio de Janeiro. Ganhou três dos quatro clássicos programados para a semana turfística no Jockey Club Brasileiro – Clássico Ghadeer (L.); GP Oswaldo Aranha (G2); e P.E. Ricardo Xavier da Silveira -. Sábado ficou invicto, conquistando seis triunfos nas seis provas em que inscreveu seus animais. Levou duas das três melhores carreiras do festival do Bento 2012. Portanto, seja GP, Listed, Handicap, Pesos Especiais, páreo de turma ou claiming, Guignoni mostra sua competência. Um profissional completo, sem dúvidas, pois treina ótimos cavalos sim, mas também prepara com eficiência animais de menor poderio locomotor e merece todo o destaque que tem, não só pelo caráter impoluto, mas também pelo respeito enorme com que trata a todos no mundo do turfe.
Parabéns, Dulcino Guignoni, por nos mostrar, dia após dia, que o sucesso é parceiro eterno do trabalho e da dedicação!
por Fernando Lopes – fotos: Gerson Martins