De 2º suplente quando da formação do programa a ganhador do Clássico Nestor Cavalcanti de Magalhães, a sorte sorriu para Joint Chief, ganhador da carreira, que só pode atuar devido aos forfaits de Piet The Pot e O Lampada. A prova encerrou as festividades do GP Bento Gonçalves (G1) 2012, neste domingo, 18 de novembro.
Ama-Tiri e Turumbamba fizeram ritmo intenso nos primeiros metros, tirando boa vantagem sobre os rivais. Joint Chief foi colocado por seu piloto na terceira colocação, observando a briga pelo primeiro lugar. Boy Cott, Sapore e Mestre Céu vinham a seguir. Pouco antes da grande curva, Joint Chief acelerou o ritmo e veio dar caça aos dois da frente. Turumbamba recuou da briga, mas Ama-Tiri seguiu na mesma toada.
Ao entrarem pela reta final, inteiro, Joint Chief não teve dificuldades em dominar as ações e abrir luz para o disco, vencendo de forma fácil e incontestável. Tirado por fora, Turumbamba passou para segundo e quando a dupla parecia certa, Mestre Céu veio de longe para tomar a segunda colocação do animal do Haras Cinco Irmãos. Boy Cott e Big Hardy completaram o marcador.
Treinado em Pelotas por C.A.Garcia, Joint Chief é um 4 anos, filho de Yagli e Joint Degree, por Jolly Quick, de criação do Haras Interlagos Ltda. e propriedade do Stud Tabajara. Para os 1.820 metros, em pista de areia leve, Joint Chief assinalou 1min53s6/10.
por Fernando Lopes – foto: Reprodução TV Turfe