Sem dar impressão de perder em parte alguma do percurso e com extrema autoridade, Sutil acaba de levantar, de ponta a ponta, o Grande Prêmio Oswaldo Aranha (G2). Atração maior deste sábado, 17 de novembro, no Hipódromo da Gávea, a prova foi a sexta da programação carioca.
Largada boa para as sete concorrentes. Sutil, saindo por fora de todas, forçou bastante e fez questão absoluta da dianteira. May Be Now, Vogue Girl, Aroma Perfeito, Tahoe Girl, La Defense e Tanto Quanto vinham depois. Na reta oposta, Vagner Borges deixou sua Sutil florear e trazendo May Be Now junto abriram boa vantagem sobre as adversárias. La Defense melhorava por dentro e passou para terceiro, com Vogue Girl, Aroma Perfeito, Tahoe Girl e Tanto Quanto na sequência. Sempre num páreo à parte, Sutil e May Be Now entraram pela grande curva com mais de dez corpos de vantagem sobre La Defense. A hora da verdade diria se o ritmo forte ia cobrar seu preço.
Na reta final, com seu jóquei sempre muito tranquilo, Sutil permanecia ensinando o caminho e abrindo mais vantagem, uma vez que May Be Now não mostrava forças para desalojar a ponteira. La Defense, tocada, exigida por Dalto Duarte, passou para segundo, diminuiu a diferença para Sutil, mas a tática de percurso e o peso pluma deram a Sutil uma tranquila vitória. La Defense formou a exata. Aroma Perfeito, May Be Now e Vogue Girl completaram o placar.
Apresentada com a categoria e a classe que é comum a Dulcino Guignoni, Sutil é uma 3 anos, filha de Redattore e Sweet Biscuit, por Effeverscing, de criação e propriedade do modelar Haras São José da Serra. Em sua segunda vitória, a primeira clássica, Sutil assinalou para os 2.400 metros, em pista de grama pesada, 2min36s76.
por Fernando Lopes – foto: Gerson Martins