Mostrando franca evolução e atropelando com disposição, Mojito acaba de vencer, há poucos instantes, o Clássico Ghadeer (L.). A carreira que homenageou um dos principais chefes de raça do turfe nacional nas últimas décadas, não por nada avô materno do ganhador, foi a quinta da programação carioca neste sábado, 17 de novembro, no Hipódromo da Gávea.
Partida boa para sete dos oito competidores, uma vez que Victorius Champ pulou devagar. Red Purse saiu na frente, seguido por Vontade de Matar e Tailezin. Com Quentíssimo, Mojito, Episódio Final, Bat Hawk e Victorius Champ, a seguir. Na altura da milha, vendo o train lento, Valdinei Gil levou Tailezin para a ponta e livrou um e dois corpos sobre Red Purse. Vontade de Matar, Quentíssimo, Bat Hawk, Mojito, Episódio Final e Victorius Champ, em fila indiana, vinham depois. Na grande curva, Red Purse veio para cima de Tailezin que mantinha o primeiro posto. Aberto, Episódio Final melhorava. O ganhador Mojito corria à frente apenas de Victorius Champ.
Na hora da verdade, Tailezin entrou na pronta e tanto Red Purse quanto Vontade de Matar já atacavam o líder, que resistia colado à cerca. Abriu-se um leque, pois Episódio Final começou a dar impressão, pelo meio de pista, e mais abertos, Mojito e Victorius Champ também mostravam disposição. Todavia, o ponteiro seguia o mesmo e Tailezin resistia bravamente. Mas, engrenado e confirmando estar em franca fase de melhoras, Mojito engrenou forte tropel e dominou de golpe a situação. Vontade de Matar tentou vir na mesma esteira, só que a ação de Mojito era maior e o pilotado de Rodrigo Salgado rumou firme para o disco, deixando Vontade de Matar na formação da dupla. Tailezin manteve o terceiro, acossado por Red Purse e Victorius Champ, que completaram o placar.
Trazido do Vale do Cuiabá em estado esplendoroso pelo campeoníssimo Dulcino Guignoni, Mojito é um 3 anos, filho de Dubai Dust e For Freedom, por Ghadeer, criado pela Fazenda Mondesir e de propriedade do Stud Alvarenga. Em seu terceiro triunfo, o primeiro na esfera clássica, Mojito gastou para os 2.000 metros, em pista de grama pesada e com nove metros de cerca móvel, 2min08s06.
por Fernando Lopes – foto: Gerson Martins