Aconteceu – Clássico Ernani de Freitas (L.) » Jockey Club Brasileiro - Turfe

Aconteceu – Clássico Ernani de Freitas (L.)

Monanfan conquistou sua primeira vitória clássica, confirmando o favoritismo nos 1.500 metros, grama pesada, da edição 2023 do Grande Prêmio Ernani de Freitas (G3). A homenagem do JCB ao treinador com o maior número de triunfos em sua história, foi um dos destaques da boa reunião de segunda-feira, 06 de novembro de 2023, no Hipódromo da Gávea.

Na hora da verdade da primeira edição como G3 do “Ernani de Freitas”, Monanfan rapidamente tratou dos papéis, atacou e dominou o ponteiro My Inmortal, e colou na cerca, construindo vantagem interessante para os rivais. Tirado por fora de todos, após ficar algo sem passagem no começo da reta, Toque de Amor passou para segundo e tentou, sem sucesso, suplantar Monanfan, que ficou com a primeira posição, em direção segura de Leandro Henrique. Toque de Amor finalizou em segundo, enquanto Keep Legendary, Mexicano e Renewed Hope completaram o placar remunerado. 

Monanfan era um filho de Drosselmeyer e Principessa di Capri, por Northern Afleet, de criação e propriedade do Stud Principessa di Capri, treinado por Roberto Morgado Neto e assinalou para a distância: 1min31s09.

CURIOSIDADES

*Os páreo de 1999 (Redattore) foi corrido em raia de areia. De 1978 até 2016 (exceto 1999) a prova em homenagem ao “Seu Nhô Nhô” foi realizada na milha, pista de grama. Em 2019 será a terceira edição em 1.500 metros, grama.

*Cinco ganhadores do Clássico Ernani de Freitas levantaram o GP Brasil. São eles: Aporé; Bowling; Potri Road; Bal A Bali; e Voador Magee.

* Bal A Bali é o único Tríplice Coroado a ter vencido a carreira.

* A carreira, até 2022, era um Listed e em 2023 foi “promovida” para um páreo de G3

*Luiz Esteves, vencedor de sete disputas do Ernani de Freitas como treinador – Atlas Mountain, Voador Magee e Leviatan (todos do Stud Eternamente Rio), Royal Ship, Oberyn e Impiedoso (os três do Stud Happy Again) e Fala Mansa (Stud Amigos da Barra), levou o troféu para casa também como jóquei, em 1991, pilotando Ossan (Haras São José & Expedictus).

*José Ferreira dos Reis também venceu como jóquei e treinador o Ernani de Freitas. No dorso de Marooner (Haras São José & Expedictus), em 1989, e no preparo de Set Ton (Carlos Antonio Platzeck), em 2017.

Veja os mais recentes ganhadores, antes de Leviatan, do GP Ernani de Freitas (G3)

2022 – Lord Normando – M.Gonçalves/ Ad.Menegolo/ Stud Pedudu

2021 – Impiedoso – H.Fernandes/ L.Esteves/ Stud Happy Again

2020 – Oberyn – H;Fernandes/ L.Esteves/ Stud Happy Again

2019 – Royal Ship – H.Fernandes/ L.Esteves – Stud Happy Again

2018 – Leviatan – C.Lavor/ L.Esteves/ Stud Eternamente Rio

2017 – Set Ton – M.Gonçalves/ J.F.Reis/ Carlos Antonio Platzeck

2016 – Voador Magee – H.Fernandes/ L.Esteves/ Stud Eternamente Rio

2015 – Daniel Boone – V.Gil/ V.A.Oliveira (2º Gerente de R.Morgado Jr.)/ Haras Santa Maria de Araras

2014 – Oregon Pine – C.Lavor/ J.C.Sampaio/ Stud São Francisco da Serra

2013 – Bal A Bali – V.Borges/ D.Guignoni/ Stud Alvarenga

por Fernando Lopes – fotos: Sylvio Rondinelli

Gostou da notícia? Compartilhe!

Pular para o conteúdo