Gober, conduzido de forma brilhante por Nelson Alexandre Santos, atropelou forte para alcançar Mr.Tide nos últimos pulos e conquistar de forma sensacional o Grande Prêmio Derby Paulista (G1). Disputado há poucos instantes em Cidade Jardim, a prova foi a atração maior da jornada deste domingo, 11 de novembro, em São Paulo.
Partida excelente para o numerosíssimo lote de dezoito competidores. Victory Is Ours, Concilium e Airplus foram os mais velozes, mas ficou com Victory Is Ours o comando da carreira na primeira passagem pelo disco. Media Man, Mr.Tide e Genial vinham depois. O ganhador acompanhava o pelotão entre a décima e a décima segunda colocação, pelo interno da raia. No início da reta oposta, o panorama seguia o mesmo, exceção feita a Vitória Olímpica, que tirado por fora de todos, começava a “adiantar o passo”, trazendo Rad junto consigo.
Victory Is Ours e Vitoria Olimpica destacaram-se dos demais. Ao natural, sem ser exigido, Vitória Olímpica tomou a frente e galopava largo na primeira colocação, com Victory Is Ours sempre perto e nesta parte da grande curva, com o ganhador do GP Jockey Club de São Paulo (G1), Concilium, do Haras Tango, na terceira colocação, próximo. A hora da verdade aproximava-se e diria se a tática de Marcos Mazini havia sido acertada ou não…Gober, bem, esse seguia de camarote vendo a movimentação dos primeiros colocados e guardava forças para a decisão.
Em pela reta final do Derby Paulista 2012, Vitoria Olímpica entrou absoluto na ponta, com um, dois corpos de vantagem sobre o leque de rivais que abriu-se em sua retaguarda. Exigido por Mazini, Vitória Olímpica manteve-se na frente até que Mr.Tide engrenou por fora e, de passagem, foi para a ponta e deu enorme fila de vitória. Todavia, arrancado para o meio de pista por seu piloto, Gober, como bem gosta de dizer Roberto Casella, “arrancou duuuuuuuuuro” e feito um bólido, ainda dando tempo de seu jóquei comemorar, escreveu seu nome na história e venceu de forma contundente e convincente o GP Derby Paulista (G1) de 2012. Em ótima performance, Mr.Tide formou a dupla. Media Man passou por Vitória Olímpica, este não conseguiu resistir aos oponentes e conquistar o segundo G1 de sua campanha, para finalizar em terceiro, deixando o defensor do Stud TNT em quarto. Coube ao fiel Mr.Lam o complemento do marcador.
Preparado em Campinas por Raimundo Soares, Gober é um filho de Yagli e Visa Max, por Kenético, de criação e propriedade do Stud Red Rafa. Em sua oitava saída, Gober conquistou o seu terceiro triunfo, sendo o segundo clássico e o primeiro de G1. Para os 2.400 metros, em pista de grama pesada, o mais novo derby-winner do turfe paulistano parou os cronômetros em 2min28s537.
por Fernando Lopes – foto: Photochart JCSP