Ratificando sua evolução, a potranca High Jinks levou a melhor no GP Mariano Procópio (G3), Comparação de Éguas, destinada a competidoras de três anos e mais idade, destaque da programação deste sábado, na Gávea.
Posicionada na segunda colocação após a partida, High Jinks acompanhou de perto o “train” movido por Glorfindell. Na altura do 800 metros finais, possivelmente sentido que o ritmo da prova era lento, Vagner Borges foi acelerando a vencedora, ficando apenas a pescoço da ponteira, mas sempre cuidado a segunda força do páreo, I Scream. Chegando nos metros decisivos, Borges viu que a real adversária era a que estava à sua frente e não a que vinha de trás, como todos esperavam. Então, exigiu a fundo de High Jinks, que correspondeu prontamente e escapou um corpo de vantagem. E quando tudo parecia decidido, Glorfindell, mostrando muita valentia, reacionou junto a cerca e tornou o final da carreira emocionante. No disco, cabeça de vantagem para High Jinks.
Glorfindell (Stud São Francisco da Serra) correu demais e, mesmo em desvantagem no peso, vendeu caro a derrota. Zafira (Stud Rio Dois Irmãos) teve um bom percurso e ficou com o terceiro posto. Via Blue (Stud Amalgáma) e Zuzu (Haras Santa Rita da Serra), nesta ordem, completaram o placar. I Scream (Haras Doce Vale), que vinha de vitória no GP OSAF (G1), em São Paulo, provavelmente sentiu o longo período de inatividade e finalizou descolocada.
Única três anos do páreo, High Jinks assinalou 1m36s26 para os 1.600 metros, na pista de grama leve. Sempre treinada por Júlio Cezar Sampaio, a filha de Crimson Tide e Pour Rafaela, por Vettori, criação e propriedade da Coudelaria Jéssica, chegou a quinta vitória, terceira do calendário nobre e primeira em uma prova de Grupo, em nove apresentações.
Confira o photochart da carreira!
Por Celson Afonso – Foto: Gerson Martins