Que Bianca não encontrou dificuldades para levantar a versão 2023 do Clássico São Francisco Xavier (L.). A carreira, uma celebração ao primeiro local em que se disputou uma corrida de cavalos no Rio de Janeiro, foi a atração central da reunião de segunda-feira, 16 de outubro de 2023, no Hipódromo da Gávea, e realizada em 1.200 metros, areia macia.
Em plena reta final, absoluta, Que Bianca encostou na cerca e, sem ser exigida por Valdinei Gil – impecável na condução da ganhadora -, comandava as ações. Em ótima forma, Big River tentava desalojar a castanha do Haras Di Cellius. Em vão. Apenas alertada por seu piloto, Que Bianca galopou para o espelho, em firme triunfo. Big River formou a dupla, em ótima performance. Henry Fonda, Sonhador Vi e Major Bryan completaram o placar.
Muito bem apresentada Luiz Esteves, Que Bianca é uma filha de West By West e Habile Bianca, por Mastro Lorenzo, de criação e propriedade do Haras Di Cellius. A ganhadora parou os relógios em excelentes 1min12s78.
CURIOSIDADES
*A primeira edição do Clássico São Francisco Xavier foi realizada em 1932. A vitória ficou com Velazquez, de Antonio Belmiro Rodrigues, criado por Linneo de Paula Machado.
*De 1932 até 1959 a carreira era disputada em 2.400 metros, pista de grama.
*A prova ficou sem ser realizada entre 1960 e 1988.
*Quando voltou ao calendário clássico carioca, em 1989, a distância da carreira passou a ser corrida nos 1.000 metros, grama e teve como ganhador Graphus, do Stud Mônaco, montado por Juvenal Machado da Silva e treinado por Adail Oliveira.
*Dois grandes velocistas do final do século XX, Smuggler (Stud Globo) e Gault-Millau (Osmar Silva de Oliveira) travaram belas batalhas no São Francisco Xavier, formando ponta e dupla (uma vitória para cada um) em 1998 e 1999.
Veja alguns ganhadores do Clássico São Francisco Xavier (L.)
2022 – Liveordie – W.Blandi/ Ad.Menegolo- Haras Sweet Carol
2021 – Efetivo Bull – H.Fernandes/ A.Castillo – Stud Happy Again
2020 – Texport – L.Henrique/ Ad.Menegolo – Stud Sampaio/Haras Cariri PE
2019 – Penelope Charming – B.Queiroz/ L.Esteves – Haras do Morro
2018 – American Bull – M.Gonçalves/ J.A.Lopes – Ricardo Correa
2017 –Cometa Karlo – A.Correia/D.Lopes – Stud Embalagem
2016 – Desejado Magee – V.Borges/ B.Alexandre – Edson Alexandre/ Luiz Alberto Danielian
2015 – Blind Ambition – V.Gil/ R.Morgado Neto – Haras Santa Maria de Araras
2014 – Viva-Voz – C.Lavor/ E.Ricardo – Haras Praça XV
por Fernando Lopes – fotos: Sylvio Rondinelli