Mariano Procópio, o 1º presidente do Jockey Club » Jockey Club Brasileiro - Turfe

Mariano Procópio, o 1º presidente do Jockey Club

Eleito por aclamação primeiro presidente do Jockey Club, na assembleia de fundação, Mariano Procópio Ferreira Lage ocupou o cargo máximo do turfe carioca de 1868 a 1872, sendo um dos precursores do turfe no Brasil.

Criador de cavalos de raça, em Minas Gerais, sua paixão pelos animais lhe renderam inúmeras homenagens durante a vida. Em 1866, em uma exposição nacional, exibiu onze produtos e ganhou medalha de ouro “pelo zelo, capital e esforços empregados para o aperfeiçoamento da raça equina”.

Fora do esporte, entre outros projetos de sucesso, foi o idealizador da Companhia de União e Indústria, construtora e concessionária da estrada que ligou Petrópolis a Juiz de Fora, cujo trajeto era percorrido em 12 horas, em 1861.

Antes de chegar à presidência, Mariano Procópio já havia sido secretário do extinto Club de Corridas, em 1849. Sua gestão à frente do Jockey Club não caiu no esquecimento, uma vez que em 1920 foi elevado a patrono de uma carreira clássica. Inicialmente a prova foi denominada Clássico Ferreira Lage, no Hipódromo de São Francisco Xavier. Depois, já no Hipódromo Brasileiro, passou a fazer parte do calendário clássico como Grande Prêmio Mariano Procópio, que até hoje é disputado.

  GP Mariano Procópio

Desde pelo menos 1932 realizado em 2.000 metros, o GP passou a acontecer em uma milha a partir de 2005. Em todos esses anos, algumas das melhores éguas da história do turfe carioca sagraram-se vencedoras da importante carreira, como Anilité, vencedora do GP Brasil; Vada, Edição, Zarza, Jocosa, estas, que marcaram época na Gávea; Gay Charm, mãe do craque Einstein – vencedor de 11 carreiras nos USA, sendo cinco de G1 e duas de G2; Riboletta, eleita a égua do ano nos USA em 2000; as Tríplices Coroas Be Fair, Virginie e No Regrets. Smile Jenny, que, após conquistar as duas primeiras provas da Coroa, deixou o título escapar por focinho, Silence Is Gold em 2017, Mais Que Bonita em 2019, Orla de Ipanema em 2023, entre tantas outras.

Este ano…

No domingo, 15 de dezembro, o Jockey Club Brasileiro promoverá mais uma edição do GP Mariano Procópio (G3) – o primeiro trial para o GP Henrique Possolo (G1), 1ª Etapa da Tríplice Coroa de Potrancas. Em sua versão 2024, a prova reúne oito fêmeas de três anos em 1.600 metros, na pista de grama. São elas:

Natassja Kinski, New Dance e Niver Ball (trinca do Haras Santa Maria de Araras); Trendy (Stud Inacianos); Vanilla Pie (Haras Doce Vale) e Vida Bela (Stud Menelau).

da Redação

Fotos: Internet e Sylvio Rondinelli

Gostou da notícia? Compartilhe!

Pular para o conteúdo