Aconteceu – GP Armando Carneiro (G3) » Jockey Club Brasileiro - Turfe

Aconteceu – GP Armando Carneiro (G3)

Luna Linda atropelou com disposição para superar, com facilidade, suas adversárias nos 1.600 metros, grama pesada, da edição 2023 do Grande Prêmio Armando Carneiro (G3). A homenagem do JCB ao fundador do Haras Nacional foi uma das atrações da ótima jornada de domingo, 10 de dezembro de 2023, no Hipódromo da Gávea

 

Na hora da decisão, Love Touch não mostrava força para vir na frente até o disco. Tantantan e Resultante chegaram a dar fila, mas também sem “muita pressão”. Além do meio de raia, no rigor do experiente Waldomiro Blandi, Luna Linda apareceu com ação impressionante, suplantou cada uma de suas rivais, correu para o interno da raia e veio na frente até o disco, sem ser incomodada, permitindo seu piloto comemorar nos últimos metros. Biarritz veio de longe para formar a dupla. Tantantan, Resultante e People Ask chegaram na sequência. 

Treinada no CT Araras pelo sempre competente Christiano Oliveira, Luna Linda é uma filha de Adriano e Smile Jenny, por Wild Event, de criação e propriedade do Haras Santa Maria de Araras, de Julio Bozano. Luna Linda congelou os relógios em 1min38s92.

CURIOSIDADES

*A vitória de Folia de Domingo foi a 1ª na esfera clássica do treinador Christiano Oliveira como responsável pelos animais de Julio Bozano. Este ano, o profissional apresenta Luna Linda.

*A versão 2022 foi a primeira da homenagem a Armando Carneiro como uma prova de Grupo 3. Até 2021 a prova constava no calendário clássico como um Listed Race.  

*A primeira ganhadora da prova, a americana Toptoptopclass, era de propriedade do Haras Pemale, que adquiriu as terras do Haras Nacional, em Bagé, quando do falecimento do fundador.

*Em 2019, Lele Buchecha, do Haras Figueira do Lago, quebrou a hegemonia das éguas nascidas nos campos do Haras Santa Maria de Araras e do Haras Anderson. 

*Das últimas doze edições, onze foram vencidas por éguas criadas pelo Haras Santa Maria de Araras ou Haras Anderson. Em 2024, nenhum dos dois importantíssimos campos criatórios possuem representantes na carreira.

*A saber, as ganhadoras foram: Araras – Luna Linda; Jeito Seu; Hang Loose; HaciendaFolia de Domingo; Electora; Dentelle; Dolemite e Calêndula. Anderson – Super Julia (esta nos EUA, por Anderson Inc.) e Arizona Gipsy.

* Jorge Ricardo, comprovando a longevidade e a grandeza de sua carreira, venceu a celebração ao fundador do Haras Nacional, pela primeira vez, no século XX, mais precisamente em 1995, com Notizia, do Haras Doce Vale, treinada por Cosme Morgado Neto, e em 2021, na segunda década do século XXI, com Hang Loose, do Stud By Winners, sob o preparo de Venâncio Nahid.  

Veja algumas ganhadoras do GP Armando Carneiro (G3)

2022 – Jeito Seu – V.Gil/ L.Esteves – Haras do Morro

2021 – Hang Loose – J.Ricardo/ V.Nahid – Stud By Winners

2020 – Hacienda – M.Gonçalves/ L.Esteves – Stud Verde

2019 – Lele Buchecha – V.Borges/ V.Nahid – Haras Figueira do Lago

2018 – Folia de Domingo – M.Gonçalves/ C.Oliveira – Haras Santa Maria de Araras

2017 – Electora – V.Gil/ C.Oliveira – Haras Santa Maria de Araras

2016 – Dentelle – V.Gil/ R.Morgado Neto – Haras Santa Maria de Araras

2015 – Dolemite – V.Gil/ R.Morgado Neto – Haras Santa Maria de Araras

2014 – Calêndula – V.Gil/ R.Morgado Neto – Stud Santa Maria

2013 – Super Julia – C.Lavor/ Ad.Menegolo – Haras Anderson

por Fernando Lopes – fotos: Sylvio Rondinelli & Arquivo JCB

Gostou da notícia? Compartilhe!

Pular para o conteúdo