Com Fort Larned e Calidoscopio, duas grandes linhas maternas argentinas brilharam na Breeder’s Cup » Jockey Club Brasileiro - Turfe

Com Fort Larned e Calidoscopio, duas grandes linhas maternas argentinas brilharam na Breeder’s Cup

Duas das maiores famílias maternas da terra de Borges e Piazzolla, ambas construídas a partir de suas passagens fundadoras no fundamental Haras Ojo de Agua, o mais importante da história do turfe sulamericano, as de Ante Diem, por ter nascido na Inglaterra no dia 31 de dezembro (a mesma que, aqui no Brasil,  brilhou, via Empeñosa, com Emoción, Emerson, Embuche, Emerald Hill, Colina Verde, entre muitos outros), e Venusta (belos representantes clássicos no Brasil, como Daião, Juturna, Venise Star, Bar, Zoa, Breitner, Snooker, Stroika etc…), brilharam na Breeder’s Cup Championship Cup, em Santa Anita.

O  ganhador da  Breeder’s Cup Classic (G1), 2.000m, Fort Larned – FOTO 1, POR DENTRO – (E Dubai e Arlucea, por Broad Brish), faz parte da família de Ante Diem, dela descendendo do mesmo ramo a que pertence Empeñosa. A sua primeira avó  é simplesmente a extraordinária argentina Bayakoa (Consultant Bid e Arlucea, por por Good Manners), bicampeã da Breeder’s Cup Distaff (G1), em 1989 e 1990, somando, entre Estados Unidos e Argentina, nada mais nada menos do que treze provas de Grupo 1. Fazendo parte do Hall of Fame desde 1998, ela tem como quarta avó Guernica, exatamente a primeira avó de Empeñosa, logo segunda de Emoción e Emerson, terceira de Embuche etc….

Já o nove anos argentino Calidoscopio (FOTO 2), um Luhuk  e Calderona, por Lefty, campeão fácil da Breeder’s Cup Marathon (G2), em 2.800m (a registrar que, ao contrário do que costuma levar pela Tabela II portenha, 61 quilos, ele foi, como todos os corredores de quatro anos e mais idade, de 57 quilos), pertence à de Venusta, via Solifuga (cfr. Snooker), irmã da notável Sibila, a ascendente dos outros brasileiros citados.

Da Gerência de Turfe

Gostou da notícia? Compartilhe!

Pular para o conteúdo