Na primeira das duas provas de graduação máxima de hoje em Ascot, a milha do Queen Elizabeth Diamond Stakes (G1), marcou mais uma vitória de um corredor treinado na Irlanda.
Dessa vez, em grandíssimo estilo, o campeão do Prix Jacques Le Marois (G1) deste ano, o esplêndido miler (com a pouca sorte de ser da mesma fornada do fenomenal Frankel a quem secundou em várias oportunidades) e favorito, Excelebration (FOTO 1), um Exceed and Excel e Sun Shower, por Indian Ridge, belamente dirigido por Joseph O’Brien, treinado por Aidan O’Brien, propriedade de Derrick Smith/Mrs. Magnier/Michael Tabor e criação de Owenstown Stud, fez sua, em forte atropelada para cruzar o disco com facilidade (três corpos sobre o segundo), a grande milha de hoje. Há que se lembrar que, no ano passado, foi ele o campeão da milha do Prix du Moulin de Longchamp (G1).
O segundo foi Cityscape (Selkirk e Tantina, por Distant View), de Khalid Abdullah (criação da Juddmonte), treinamento de Roger Charlton e conduzido por James Doyle, também segundo para Excelebrationno citado Jacques Le Marois, e vindo de terceiro, em Woodbine, no Woodbine Mile Stakes (G1), vencido por Wise Dan (Wiseman’s Ferry e Lisa Danielle, por Wolf Power). Em terceiro, Elusive Kate (preparo de John Gosden, com William Buick up, propriedade de Teruya Yoshida, crioação de Clovelly Farms), uma Elusite Quality e Goût de Terroir, por Lemon Drop Kid, terceira no Jacques Le Marois (que viu seu placar final repetindo), ganhadora do Prix Rothschild (G1), e segunda para Siyouma (Medicean e Sichilla, por Danehill), no Sun Chariot Stakes (G1). Aos dois anos, foi campeã do Prix Marcel Boussac-Critérium des Pouliches (G1).
Correram oito e o tempo foi de 1:42.
Na milha e meia do Qipco British Champions Fillies’and Mares’ Stakes (G2), outra vitória irlandesa através de Sapphire (FOTO 2), criação e propriedade de Moyglare Stud Farm, treinada por Dermot Weld e conduzida por Pat Smullen (a mesma dupla de Rite of Passage), uma Medicean e Polished Gem, por Danehill, vencedora do Noblesse Stakes (G3). Em segundo, a mais ou menos dois corpos, uma filha de nosso conhecido Shirocco, Shirocco’s Star (e Spectral Star, por Unfuwain), criação de Meon Valley Stud, propriedade de Helena Springfield Ltd, treinada por Hughie Morrison e com Kieren Fallon up, segunda no Investec Oaks (G1), para Was (Galileo e Alluring Park, por Green Desert), e no Darley Irish Oaks (G1), de Great Heavens (Galileo e Magnificent Style, por Silver Hawk), hoje a quarta colocada, sentindo a sua recentissina partipação no Prix de l’Arx de Triomphe (G1), de Solémia (Poliglote e Brooklyn’s Dancer, por Shirley Heights, quando foi a sexta colocada. A terceira foi Dancing Rain (Danehill Dancer e Rain Flower, por Indian Ridge), treinada por William Haggas, Johnny Murtagh up, criação de Sweetenham Stud, propriedade de M.J. & L. A. Taylor, exatamente a ganhadora dest a prova prova no ano passado, além do Investec Oaks (G1). O tempo foi de 2:37:32.
Clique aqui para ver a vitória de Excelebration
Clique aqui para ver o triunfo de Sapphire
Da Gerência de Turfe