Foi uma tarde de gala , em Newmarket, hoje, para os dois anos. Não apenas pela disputa de duas provas de G1 para os potrinhos (os 1.400m do Dewhurst Stakes, e os 1.200m do Middle Park Stakes) mas por ver a o triunfo de dois invictos e um deles, para todos, confirmar ser o melhor dois anos europeu da temporada 2012.
É ele Dawn Approach, um filho de New Approach (Galileo e Park Express, por Ahonoora), ganhador, em 2008, do Derby Stakes (G1), do Champion Stakes (G1) e do Irish Champion Stakes (G1), além, hoje, destes mesmos importantíssimos e tradicionais 1.400m do Dewhurst Stakes no ano anterior (prova vencida, no últimos anos, entre outros, pelo fenomenal Frankel, por Sir Percy, futuro derby-winner inglês, por Teofilo, por Rock of Gibraltar, isso sem falar, em termos mais afastados, por Dr. Devious , Generous, El Gran Señor, Diesis, Storm Bird, The Minstrel, Wollow, Mill Reef, Nijinsky, Crepello, Pinza, Royal Forest, que veio a brilhar na reprodução entre nós, e Hyperion). Treinado por seu criador, Jim Bolger (treinador também de New Approach) e defensor das cores da Godolphin (segunda vez que correu com elas, antes era de propriedade de Mrs. Bolger), pilotado por Kevin Manning. Dawn Approach (cuja mãe é Hymn of the Dawn, por Phone Trick), venceu com autoridade (FOTO 1), por quase três corpos. Foi o seu sexto triunfo em seis apresentações, tendo antes levantado o Vincent O’Brien Stakes (G1), ou National Stakes c0mo é registrado, e, em Ascot, o Coventry Stakes (G2), derrotando o campeã0, semana passada, do Prix Jean-Luc Lagardère-Grand Critérium (G1), Olympic Glory (Choisir e Acidanthera, por Alzao).
Em segundo, outro potro treinado e criado por Jim Bolger e ainda defensor das cores de Mrs. Bolger, Leitir Mor, um filho de Holy Roman Emperor (servindo entre nós nesta temporada sulamericana) e Christmas Letter, por Galileo, recente ganhador do Go and Go Round Stakes (G3). Em terceiro, a 3.4 de corpo, com Joseph O’Brien up e cuidado por Adrian O’Brien, o potro de Mrs. Magnier/Michael Tabor/Derrick Smth, George Vancouver (Henrythenavigator – que derrotou New Approach nos 2000 Guineas Stakes, G1, e nos Irish 2000 Guineas Stakes, G1 – e Versailles Treaty, por Danzig), criação de Capital Bloodstock, segundo no Prix Morny (G1), em Deauville, para Reckless Abandon (Exchange Rate e Sant Elena, por Efisio), o outro herói de hoje em Newmarket.
A registrar que, de 2006 para cá, este foi o quinto triunfo de Bolger neste grande clásssico como treinador. Antes, encilhou Teofilo (2006), o citado New Approach (2007), Intense Focus (2008) e Parish Hall, no ano passado, todos com Kevin Manning up.
O tempo foi de 1:24.
Bem, já nos 1.200m do Middle Park Stakes, o citado acima Reckless Abandon, em emocionante final (FOTO 2 – ele de azul marinho), também se manteve invicto, agora em cinco apresentações, tendo mais outro G1, o Morny, e dois Gs 2, o Norfolk Stakes e o Prix Robert Papin. Propriedade de Miss Deaman & S. Barrow, criaçãode Car Colston Hall Stud, treinado por Clive Cox e dirigido por Gérald Mossé, ele deixou a pescoço Moohaajim (Sheik Mohammed Bin Khalifa Al Maktoum, criação de Castlemartin Sky & Skymarc Farm, treinado por Marco Botti e com Adam Kirby no dorso, um Cape Cross e Thiella, por Kingmambo, quinto no Morny e vindo de vencer o Mill Reef Stakes (G2). Também a pescoço, o terceiro foi Gale Force Ten, treinado por Adrian O’Brien, com Colm O’Donoghue up, propriedade de Michael Tabor/Derrick Smith/Mrs. Magnier, criação de S. Tindall, D. Ludlow & Stowell Hill Ltd, um Oais Dream e Ronaldsay, por Kirwall, segundo no citado Norfolk Stakes (G2), para Reckless Abandon. Estes 1.200m têm, entre seus vencedores, Brigadier Gerard, Abernant, Petingo, Dante, Sun Chariot e Djebel.
O tempo foi de 1:11:06.
Aliás, foram corridas mais quatro provas de grupo em Newmarket. Na milha do Autumn Stakes (G3), para dois anos, brilharam mais uma vez Jim Bolger e Kevin Manning com um potro de Mrs. Bolger, Trading Leather (Teopfilo e Night Visit, por Sinndar), que trouxe 1:37:83. os 1.800m do Darley Stakes (G3), para três anos e mais, foram de Mull of Killough (Mull of Kintyre e Sun Shower, por Indian Ridge), com Joseph O’Brien up e treinado por Jane Chapple-Hyam, com 1:51:37 para o percurso. O Challenge Stakes (G2), 1.400m para três anos e mais, ficou com FulbrightExceed and Excel e Lindfield Belle, por Fairy King), trenado por Mark Johnston e conduzido por Joe Fanning, trazendo 1:24:03 para a distância. E, finalmente, o Rockfel Stakes (G2), para potrancas de dois anos, foi vencido por Just The Dudge (Charles Hills, treinador, Michael Hills, jóquei), uma Lawman e Faraday Light, por Rainbow Quest, no tempo de 1:25:15.
Clique aqui para ver a vitória de Dawn Approach
Clique aqui para ver a vitória de Reckless Abandon
Da Gerência de Turfe