African Boy, uma das pérolas do Haras São José & Expedictus » Jockey Club Brasileiro - Turfe

African Boy, uma das pérolas do Haras São José & Expedictus

Sábado, 12 de outubro, o Jockey Club Brasileiro lembra o craque African Boy com a realização de uma Prova Especial em sua homenagem.

De criação e propriedade do Haras São José & Expedictus, nascido em 21 de outubro de 1975 em Rio Claro, filho do cruzamento do francês Felicio com a nacional Liselotte, por Maki, African Boy é uma das pérolas de uma das grandes famílias do turfe nacional, uma vez que seu avô materno Maki é um filho de Formasterus na argentina Canicula, dois baluartes da fundamental criação dos Paula Machado. Seu pai, Felicio, anos depois produziria, entre outros, a “Oaks Winner” Apple Honey (Falkland), mãe do fantástico Tríplice Coroado, invicto e, para muitos o maior cavalo brasileiro de todos os tempos, Itajara; e com Ironia (Coaraze), a excelente e também “Oaks Winner” Fantasie, bicampeã do GP OSAF (G1), em Cidade Jardim, e ganhadora do GP Diana (G1) na Gávea.

African Boy post2Treinado por Francisco Saraiva e tendo o freio Edson Ferreira em seu dorso nos principais êxitos, African Boy venceu 10 carreiras clássicas em sua campanha, dos 1.600 aos 3.000 metros e se tornou o sexto Tríplice Coroado do turfe carioca ao conquistar em 1979 os GGPPs Estado do Rio de Janeiro (G1), Cruzeiro do Sul (G1) e Jockey Club Brasileiro (G1). African Boy obteve ainda mais sete triunfos nobres entre Gávea e Cidade Jardim: 1978 – GGPPs Salgado Filho (G2) e José Carlos Figueiredo Filho (G3) e Almirante Marquês de Tamandaré (G2); 1980 – GGPPs Presidente Rafael A. Paes de Barros (G2) e Oswaldo Aranha (G2), ambos em São Paulo, além do Doutor Frontin (G3), no Rio de Janeiro; e em 1981 levantou o GP Gervásio Seabra (G3), também na capital carioca.

A carreira de sábado será disputada em 1.000 metros, grama,  e reúne dez competidores: Viva-Voz (Haras Praça XV); Over-Rated (Elói de Souza Ferreira); Joe Gere (Stud G.M.E.S.); Ulindi (Stud Winchester 45); Tap Is Back (Stud Alvarenga); Naviccelo (Stud Escorial); Acredite Em Mim (Stud Seralucia); Universal Fire (Sinval Domingues de Araújo); Bola No Pé (Stud Alvarenga); e Eletrodo (Stud Daltex).

Da Redação, com assessoria da Gerência de Turfe

Fotos: Internet & Gerson Martins

Gostou da notícia? Compartilhe!

Pular para o conteúdo