Hoje, nos Estados Unidos, houve um verdadeiro festival de provas de graduação máxima, muitas como teste para possíveis participações na festa da Breeder’s Cup, no início de novembro.
Uma delas, em Keeneland, na grama, foi o Shadwell Turf Mile Stakes (G1), obviamente na milha, que marcou a vitória fácil do favorito Wise Dan (FOTO 1), um castrado de cinco anos filho de Wiseman’s Ferry e Lisa Danielle, por Wolf Power, criação de Mort Fink e propriedade de Morton Fink, treinamento de Charles Lopestri, levado por Jose Lezcano, quarto nesta mesma prova no ano passado quando o ganhador foi Gio Ponti (Tale of the Cat e Chipeta Spring, por Alydar), vindo de vencer o Woodbine Mile Stakes (G1), além de um segundo, a cabeça, para Ron The Greek (Full Mandate e Flambé, por Fortunate Prospect). Em segundo a mais de dois corpos, Willcox Inn (Harlan’s Holiday e De Aar, por Gone West), propriedade de Lael Stable & All In Stable, criação do Dr. John Chandler, preparo de Michael Stidham, com James Graham up, ganhador, em 2011, do American Derby (G2). Com Alex Citron no seu dorso, em terceiro a quase três corpos, Slip and Drive (Artie Schiller e The Green Owl, por Carson City), criação de John T. Crane Jr. & Margaret M. Crane, propriedade de Jer-Mal Stable, treinamento de McLean Robertson. O tempo foi de 1:34:94.
Também em Keeneland, houve o Dixiane Breeder’s Futurity (G1), em 1.700m, para dois anos. Por um corpo, a vitória ficou com Joha (Johar e Mujado, por Mujadil), FOTO 2. Criação de BEC Bloodstock, propriedade de Bluegrass Equine Bloodstock, teve Rajiv Maragh up e é treinado por Michael Maker, vinha de secundar Balance The Books (Lemon Drop Kid e Kreisleriana, por Seeking The Gold), no With Anticipation Stakes (G2). O segundo foi Dynamic Sky (Sky Mesa e Murani, por Distorted Humor), criação de Arosa Farms, propriedadce de Charles E. Fipke, conduzido por Luis Contreras e cuidado por Mark Casse. Em terceiro, a 3/4 de corpo, Java’s War (War Pass e Java, por Rainbow Quest), propriedade e criação de Charles Fipke, Kenneth McPeak, treinador e Richard Eremia, o jóquei. O tempo foi de 1:44:52.
No mesmo hipódromo, para éguas de três anos e mais idade, houve o First Lady Stakes (G1), milha, grama. Tapitsfly – FOTO 3 – (Tapit e Flying Marlin, por Marlin), levada por Jose Lezcano, cuidada por Dale Romans, criação e priopriedade de Frank Jones, ganhadora este ano do Just A Game Stakes (G1), foi a vencedora, com meio corpo sobre Daisy Devine (Kafwain e Devil’s Dispute, por Devil’s Bag), criação de Reiley McDonald, propriedade de James Miller, James Graham, o jóquei e Andrew McKeever, treinador, primeira no Jenny Wiley Stakes (G1). Três corpos atrás, Hungry Island (More Than Ready e Flying Passage, por A.P.Indy), criação e propriedade de Emory A. Hamilton, com Jlien Leparou up e preparo de Claude McGaughey, recente segunda no Ballston Spa Stakes (G2), para Zagora 9Green Tune e Zaneton, por Mtoto). O tempo: 1:35:44.
Em Belmont, a milha do Champagne Stakes (G1), para dois anos, foi ( FOTO 4) de Shangai Bobby (Todd Pletcher, treinador, Rosie Napravnik up, propriedade de Starlight Racing e propriedade de Stonehaven Stceadings, ganhador do Hopeful Stakes (G2) e mantendo-se invicto em três apresentações. Ele é um filho de Harlan’s Holiday e Steelin’, por Orientate. Em segundo, a cinco corpos, Goldencents (Into Mischief e Golden Works, por Banker’s Gold), criação de Rosecrest Farm & Karyn Pirrello, propriedade de W.C. Racing, Dave Kenney &RAP Racing, preparo de Doug O’Neill, Kevin Krigger, o jóquei. O terceiro foi o porro da Godolphin racing, criação da Darley, Fortify (Distorted Humor e KOtuku, por A.P. Indy), segundo n o citado Hopeful Stakes. Tempo: 1:35:55.
Igualmente em Belmont, as potrancas de dois anos correram a milha do Frizette Stakes (G1), homenagem a uma das maiores éguas da história do stud-book mundial. Dreaming of Julia e My Happy Face proprorciaram um emocionante duelo qaue acabou vencido, por cabeça (FOTO 5) por aquela, uma A.P. Indy e Deream Rush, por Wild Rush, pupila de Todd Pletcher, com John Velazquez up, criação de Stonestreet Thoroughbre Holdings, propriedade de Stonestreet Stables, invicta agora em duas apresentações. My Happy Face, a segunda, é uma tordilha por Tiz Wonderful e Summer Star, por Siberian Summer, criação da Spendthrift Farn & Shawhan Place, propriedade de Michael Dubb, treinamento de Ruby Rodriguez e com Ramom Dominguez up. O páreo teve sérios problemas no partidor (que atrasou muito o páreo), tanto que duas candidatas foram retiradas. O tempo foi de 1:37:10.
Os 1.800m,grama, do Jamaica Handicap (G1), para três anos, foi de King David (FOTO 6), filho do japonês Hat Trick e Storm West, por Gone West, com Rosie Napravnik up, cuidado por Michael Maker, criação de Ben Lengacher e propriedade Scarlet Stable, agora invicto em duas apresentações. No disco, tinha meio corpo sobre King Kreesa, um King Cugat e Storm’s Advance, por Storm Creek, criação de Horse Partners, propriedade e Susan e Gerald Kresa, das cocheiras de Jeremiah Englehart e com Eddie Castro up, quarto no Saranac Stakes (G3). Em terceiro, a 3/4 de corpo, Summer Front (War Front e Rose of Summer, por El Prado), cruação de Graceville Breeding, propriedade de Waterford Stable, cuidado por Christophe Clement, dirigido por Ramon Dominguez, recente terceiro no Secretariat Stakes (G1), levantado por Bayrir (Medicean e Balankiya, por Darshaan), um dos representantes das cores Aga Khan amanhã no Arc. O tempo foi de 1:52:91.
Em Santa Anita, os 1.200m do Santa Anita Sprint Champiosnhip Stakes (G1), marcaram a derrota (terminou em quarto) do grandissimo favorito Amazombie (Northern Afleet e Wilshe Amaze, por In Excess), treinado por Wiiliam Spawr, conduzido por Mike Smith, propriedade de Thomas Sandord & William Spawr, criação de Gregg Anderson, candidato ao bicampeonato e ganhador, em 2011, da Breeder’s Cup Sprint (G1) e vIndo de ganhar o Big Crosby Stakes (G1). A vitória, por cabeça, foi de Coil, um filho do nosso conhecido Point Given e Eversmile, por Theatrical, treinamento de Bob Baffert, direção de Martin Garcia, criação de Glen Hill Farm e propriedade de Karl Watson, Michael E. Pegram e Paul Weiman, terceiro, em 2011, no Goodwood Stakes (G!), agora o wesome Again Stakes (G1), de Game on Dude (Awesome Again e Worldly e PLeasure, por Devil His Own), aliás bicampeão da prova. O segundo, a cabeça, foi Capital Account (Closing e Argument e Acountess, por Private Account) que vinha de derrotar Coil no Pat O’Brien Stakes (G2). Ele é treinado também por Bob Baffert, teve direção de David Flores, criado pelas Silverleaf Farms e propriedade de Thoroughbred Legends Racing Stable. Em terceiro, a meio corpo, Jimmy Creed (Distorted Humor e Hookedonthefeelin, por Citidancer), com Garrett Gomez up, preparo de Richard Mandella, propriedade de Spendthrift Faram e criação de Stonestreet Thoroughbred Holdings. Tempo: 1:09:89.
Ainda em Santa Anita, em um allowance de 70 mil dólares para éguas de três anos e mais idade, na milha, grama, a brasileira da Coudelaria Jéssica (criação e propriedade), Gem of Soul (Crimson Tide e Mexican Daisy, por Jules), foi a quinta a cruzar o disco em um campo de nove concorrentes. O tcempo foi de 1:33:64. A ganhadora foi a seis anos A Jealous Woman (Muqtarib e Miss Free Bird, por Fly So Free), com Brice Blanc up,