Confirmando seu enorme favoritismo e mostrando muita raça para conter o ímpeto de Barbara do Truc, Aspiración acaba de vencer o GP Costa Ferraz (G3). A carreira, a principal deste domingo, 30 de setembro no Hipódromo da Gávea, ficará marcada como o debút clássico de Marcelle Martins e a primeira de vitória de uma joqueta no calendário nobre do Hipódromo da Gávea.
Após uma partida demorada, em que depois de todas alinhadas, Hot empinou no box um, machucou Vagner Borges e foi retirada pela Comissão de Corridas. Novo alinhamento e Barbara do Truc “saiu quente” pela linha oito e em rápidos galões colou na cerca interna. Única Gaúcha veio junto com a defensora do Stud Turfe, enquanto a favorita Aspiración ficava algo estorvada na terceira colocação, dando trabalho à sua joqueta para que não “subisse nas patas das rivais”.
Em plena reta final, Única Gaúcha tentou atacar Barbara do Truc, mas rapidamente deu por encerrada sua missão. Como entraram derrapando as duas primeiras, Mazini deixou espaço junto à cerca. Com campo limpo, Aspiración pode colar na ponteira e dominar a situação. Quando se pensou que Aspiración fosse fugir para o espelho, na energia de seu piloto e na valentia que marca sua campanha, Barbara do Truc voltou para cima da poderosa rival. Num duelo de namorados, Marcelle e Mazini, Aspiración conseguiu manter pequena vantagem sobre Barbara do Truc, em final empolgante e emocionante. Argentine Dodge, mesmo atirando-se violentamente para dentro nos 100 metros finais, consegui ficar com a terceira colocação, cabendo a sua companheira Vagareza Queen e a Mirabile Visú o complemento do placar.
Apresentada em excelente forma por Roberto Morgado Neto, Aspiración é uma 3 anos, filha de Wild Event e Lychée, por De Quest, de criação e propriedade do Haras Santa Maria de Araras. Em sua sétima saída, Aspiración conquistou sua segunda vitória, a primeira clássica, e assinalou 55s80 para os 1.000 metros, em pista de grama macia, com nove metros de cerca móvel.
por Fernando Lopes – foto: Gerson Martins