Um galope de saúde. Sem dar impressão de ser derrotado em parte alguma do percurso, Garbo Talks mostrou impressionante padrão de carreira para vencer o Grande Prêmio Estado do Rio de Janeiro (G1) e abrir caminho para a Tríplice Coroa da Temporada 2018/2019 no Hipódromo da Gávea. A carreira, em 1.600 metros, grama pesada, foi um dos destaques da excelente jornada deste domingo, 17 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro. Mais uma vez, o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, participou da entrega de prêmios e destacou a importância do JCB no cenário geral do estado, como grande gerador de empregos e de diversão.

Dada a partida, o invicto Dark Bobby saiu na dianteira. Todavia, em rápidos galões o belo alazão de Silnval Domingues de Araújo tomou conta da situação e começou a ditar o ritmo da competição. Dark Bobby era o segundo com Leviatan em terceiro. Taksim, Olympic Impact, Olimpico, Garrison, GolNa Certa e Inforcer vinham depois. Galopando largo e economizando fôlego para a hora mais importante, Garbo Talks mostrava o caminho e se desenhava um adversário duríssimo para ser ultrapassado. Leviatan atacava Dark Bobby pelo segundo posto. Taksim começava a aproximar-se.
Em plena reta final da abertura da Tríplice Coroa carioca, Garbo Talks estava inteiro, de orelha de pé e peito estufado, mandando na competição. Leviatan e Dark Bobby não mostravam força para suplantar o ponteiro. Taksim e Gol Na Certa progrediam. Acionado por Vagner Borges (muito emocionado após o páreo), Garbo Talks correspondeu plenamente e abriu confortável distância para os rivais e aparou, de longe, o ataque de Gol Na Certa, que em performance sensacional, formou a dupla. Taksim finalizou em terceiro. Garrison e Olimpico fecharam o placar remunerado.
Luiz Esteves, como de hábito, mostrou a excelência do seu trabalho ao preparar Garbo Talks, um 3 anos, alazão, filho de Put It Back e Road To Jamaica, por Blush Rambler, criado pelo Haras Santa Maria de Araras e defensor do Haras do Morro. Na sua quarta vitória, todas nobres – GGPPs Mario de Azevedo Ribeiro (G3) e José Buarque de Macedo (G3) e Clássico José Calmon (L.), as outras -, Garbo Talks parou os relógios em 1min34s85.
VEJA A GALERIA DE IMAGENS DO GP ESTADO DO RIO DE JANEIRO (G1)


































por Fernando Lopes – fotos: Sylvio Rondinelli
