Corrido há pouco em Longchamp o Prix du Prince d’Orange (G3), em 2.000m, serviu para uma bela exibição do defensor das cores de Khalid Abdullah (criação da Juddmonte), Starboard (Zamindar e Summer Shower, por Sadler’s Wells), com Christophe Soumillon up e treinado por John Gosden. Com facilidade (FOTO 1), três corpos à frente do segundo, sempre em tido em boa conta por seu entourage, finalmente confirmou isso depois de dois quartos, o primeiro nos 2.000m, em Maisons-Laffite, do Prix Eugène Adam (G3), levantado por Bayrir (Medicean e Balankiya, por Darshaan), e, sobretudo, nos também 2.000m, mas em Deauville, do Prix Guillaume d’Ornano (G2), de Saint Baudolino (Pivotal e Alessandria, por Sunday Silence). Segundo publicado, ele deve correr, na véspera do Arc, o Prix Dollar (G2).
Em segundo, outro Zamindar, Prince Mag, que tem como mãe Princess d’ Orange (Anabaa), criação do Haras du Mezeray, propriedade do Conde Antoine-Audoin Maggiar, treinamento de Alain Couetil e dirigido por Adrien Fouassier. O terceiro, a cabeça, foi Albion (With Approval e Alborada, por Alzao), criação e propriedade de Mlle. Kirsten Rauasing, levado por Maxime Guyon e preparo de André Fabre, segundo, no início do ano, no Prix Grefulhe (G2), para Kesampour (King’s Best e Kasatana, por Hernando).
Decepções foram as apresentações do campeão da Poule d’Essai des Poulains (G1) deste ano, Lucayan (Turtle Bowl e La Vtava, por Grand Lodge), chegando em quinto, e o esperado Mandaean (Manduro e Summertime Legacy, por Darshaan), campeão do Critérium de Saint Cloud (G1), em 2011, mas que este ano voltou a fracassar. Foi o sexto.
A lembrar que, em 1978, este G3 serviu de preparatória para o grande Alleged (Hoist The Flag e Princess Pout, por Prince John) chegar ao seu bicampeonato (o último a conseguir) no Prix de l’Arc de Triomphe (G1).
O tempo foi de 2:16:70, com cerca móvel de 27m.
Também foi corrido o Prix des Chênes (G3), uma milha para potros de dois anos, Vitória de Pearl Flute (Piccolo e Secret Melody, por Inchinor), criação e propriedade de Petra Bloodstock Ltd, com Umberto Rispoli up, preparo de Francis-Henri Graffard, vindo de terceiro no Prix La Rochette (G3), dominado por What a Name (Mr. Greeley e Bonnie Byerly, por Dayjur). A 3/4 de corpo (FOTO 2), o representante das cores de Son Altesse Aga Khan (também seu criador), Visiyani (Rock of Gibraltar e Visionnaire, por Linamix), na condução de Christophe-Patrice Lémaire e preparo de Alain de Royer Dupré, foi segundo. Em terceiro, a meia cabeça, Us Law (Lawman e Dookus, por Linamix), levado por Christophe Soumillon, treinado por Pascal Bary, criação de Ballylinch Stud propriedade da Ecurie Jean-Louis Bouchard. O tempo, com cerca móvel de 27m, 1:45:61.
Da Gerência de Turfe