Neste domingo, 23 de setembro, o Jockey Club Brasileiro homenageia, mais uma vez, o craque Gualicho, com a realização de uma Prova Especial, em 3.000 metros, na pista de grama, a 6ª Etapa da Taça Quati. Foram anotados seis competidores: Chuchu Beleza (Stud Carioca da Gema); Olympic Leader (Stud Wall Street); Gursky (Haras Doce Vale); Torta de Frango (Stud J. Lírio Aguiar); Le Kinoplex (Stud São Francisco da Serra); e Umbu (Stud Acqua Azul).
Considerado por muitos o melhor cavalo que já atuou em pistas nacionais, o argentino Gualicho, nascido em 22 de outubro de 1948, criado por Jorge A. Santamarina foi importado pelo Stud Almeida Prado & Assunção.
Filho do britânico The Druid com a argentina Golconda, pelo também argentino Congreve, Gualicho em toda sua campanha recebeu o treinamento de Manoel Branco e a direção de Olavo Rosa. O castanho é o único cavalo da história a vencer os GGPPs São Paulo e Brasil por dois anos consecutivos, em 1952 e 1953, e assinalar o recorde dos 3.000 metros nos dois hipódromos, sendo que no prado paulista a marca vigora até os dias de hoje.
Na reprodução, os filhos de maior destaque do craque foram Fútil (Caradja), ganhadora do GP Barão de Piracicaba, em 1959, e o alazão Nascate (Garrama).
da Redação – foto: Internet