O Jockey Club Brasileiro homenageará, na próxima terça-feira, 22 de outubro, em mais uma oportunidade, o treinador emérito Alcides Morales.
Criada em 2018 a Prova Especial Alcides Morales é um justo reconhecimento ao bicampeão do GP Brasil, com Anilité (1984) e Bowling (1987), ambos do Haras Santa Ana do Rio Grande, para quem o popular “Parrudo” trabalhou por 19 anos.
O profissional, exemplar e querido por todos, dono de 2.897 vitórias, somente no Hipódromo da Gávea, e um símbolo e referência na arte de treinar um Puro-Sangue Inglês, em 2017, teve um páreo com o seu nome na programação carioca – “Páreo Alcides Morales”.
Após a disputa, uma placa de prata foi entregue ao filho, esposa e netos do saudoso profissional. Em seguida, numa das cenas mais emocionantes dos mais de 100 anos de história do maior prado brasileiro, Cidinho, filho do treinador, jogou as cinzas de Alcides Morales na linha de chegada da pista de grama, atendendo um pedido de seu pai.
O turfe será eternamente grato pelos anos de dedicação, profissionalismo e amizade do eterno “Seu Alcides”, que estará para sempre no coração de quem ama o Esporte dos Reis.
Alcides Morales faleceu no Rio de Janeiro, em novembro de 2016.
Disputado desde 2018, o páreo de 2024, em 1.000 metros, pista de grama, destinado a produtos de 3 anos e mais idade, terá seis participantes:
Principessa Pietra (Stud Lipilson); Regal Man (Coudelaria Monte Parnaso); Justiceiro Colt (Stud Legado); Log On (Stud Parati); Zooming (Haras Chello); Henry Fonda (Stud Plastiplan).
por Fernando Lopes – fotos: Gerson Martins; Sylvio Rondinelli & João Cotta