Em Curragh, foram corridos hoje os três mil metros do Irish St.Lger (G1) que, ao contrário do inglês, é aberto para produtos de três anos e mais idade.
O seis anos Royal Diamond, em final dificílimo (FOTO 1 – o segundo da esquerda), foi o vencedor. Levado por Niall McCullagh e preparado por Thomas Carmody, criado pelo Moyglare Stud, propriedade de Andrew Tinkler, é um filho de Kig’s Best e Irresistible Jewel, por Danehill. No disco, tinha cabeça para o três anos defensor das cores Aga Khan (também seu criador), Massyin (Zamidar e Marsilia, por Kahyasi), vindo de segundo no Bllyroan Stakes (G3). Seu treinador é Michael Halford e seu jóquei foi Shane Foley. A plaeta, em terceiro, o favorito Brown Panther (segundo, no ano passado, em Doncaster, no St.Leger Stakes, G1, vencido por Masked Marvel, um Montjeu e Waldmark, por Mark of Esteem), criação de Owen Promotions Ltd (do jogador de futebol Michael Owen), co-proprietário junto com A. Black. Filho de nosso conhecido Shirocco e Treble Heights, por Unfuwain, o quatro anos vinha de segundo para Mount Athos (Montjeu e Ionian Sea, por Slip Anchor), no Geoffrey Freer Stakes (G3), foi conduzido por Richard Kingscote e tem como treinador Tom Dascombe. O tempo foi de 3:08:47.
Outra prova de G1 muito importante (o antigo The National Stakes), foi o Vincent O’Brien Stakes (G1), homenageando o melhor treinador irlandês de todos os tempos (ele não tem qualquer parentesco com Aidan O’Brien), para produtos de dois anos em 1.400m.
Vitória facílima (FOTO 2) do grande favorito Dawn Approach (agora pertencente a Godolphin), com Kevin Manning up e treinado por Jim Bolger (também seu criador), um filho de New Approach e Hymn of The Dawn, por Phone Trick, invicto agora em cinco apresentações, entre as quais, além do G1 de hoje, lê-se o nome do Coventry Stakes (G2), no Royal Ascot. Seu escoltante ficou a quase cinco corpos. Em segundo e terceiro, dois filhos de Holy Roman Emperor (servindo no Brasil este ano): respectivamente, Design On Rome (e Summer Trysting, por Alleged), criado pelo Moyglare Stud Farm Ltd, propriedade de Mrs. Patrick Flynn, treinado por seu marido, direção de Danny Grant, e Leitir Mor (e Christina’s Letter, por Galileo), criação e treinamento de Jim Bolger, propriedade de Mrs. Bolger, com Ronan Whelan up, vindo de ganhar no último dia 9 de setembro, também em Curragh, o Tower Stakes (G3). O tempo foi de 1:25:50.
Fechando a programação, houve os 1.200m do Renaissance Stakes (G3), para produtos de três anos e mais. O triunfo foi do cinco anos Maarek, propriedade do Lisbunny Syndicate, criação de New England Stud & P.J. & P.M. Vela, cOm jamie Spencer up e preparado por David Peter Nagle, vindo de terceiro no Hackwood Stakes (G3), levantado por Soul (Commands e Marvilha, por Night Shift). O tempo marcado foi de 1:12:33.
Da Gerência de Turfe.