Corrido há pouco em Doncaster, o St. Leger Stakes (G1), terceira e última prova da tríplice coroa inglesa em 2.900m (aprx), acabou não vendo a consagração de um tríplice coroado. O até então invicto candidato Camelot (Montjeu e Tarfah, por Kingmambo) acabou derrotado por 3/4 de corpo por Encke (Kingmambo e Shawanda, por Sinndar), da Godolphin.
Certamente como a sua versão de 1931 ficou mais conhecida pela derrota (pior ainda porque chegou em penúltimo) de Camerorian (Pharos e Una Cameron, por Gainsborough), que depois veio a servir na Argentina, e não pela vitória de Sandwich (Sansovino e Waffles, por Buckwheat). a deste ano ficará marcada pela perda da tríplice coroa do filho do notável Montjeu, treinado por Aidan O’Brien, montado pelo jovem Joseph O’Brien (muito criticado por parte dos turfistas mas defendido não só pelo pai, que assumiu o erro de não ter colocado, pela primeira vez, um pacemaker para o seu pupilo, daí a falta de train que a prova teve algo negativo para o filho de Montjeu), propriedade de Derrick Smith/Mrs. Magnier/Michael Tabor, criação do Sheik Abdulla Bin Isa Al-Khalifa, e não pelo êxito de Encke.
Este defensor (FOTO) das cores da Godolphin, criação da Darley, treinamento de Mahmood Al Zarooni, na direção de Mickael Barzalona, vindo de um terceiro no Great Voltigeur Stakes (G2), atrás de Thought Worthy (Dynaformer e Vignette, por Diesis), e Main Sequence (Aldebaran e Ikat, por Pivotal), hoje sexto e quinto respectivamente, e de um segundo para o irmão próprio de Frankel, Noble Mission (Galileo e Kind, por Danehill), no Gordon Stakes (G3), fez o grande público presente a Doncaster e todos os verdadeiros turfistas do mundo inteiro ficarem mudos de espanto e decepção. Mas o filho de Kingmambo não tem culpa (FOTO 2, a chegada). Coisas do turfe, mistérios do turfe, que muitos teimam em não reconhecer.
O terceiro, a três corpos, foi terceiro Michelangelo (Galileo e Intrigued, por Darshaan), criação de Denford Stud & Balmerino Bloodstock, criação de B.E.Nielsen, treinamento de John Gosden e com Frankie Dettori up, exatamente o terceiro no citado Gordopn Stakes (G3).
A seguir, chegaram Ursa Major, Main Sequence, Thought Worthy, Guarantee, Thomas Chipendale e Dartford.
A registrar que este 3/4 de corpo impediu Camelot (o mítico castelo arturiano, dos cavaleiros da Távola Redonda, do Rei Arthur, da Rainha Guinevere etc…), de repetir os êxitos dos também invictos Nijinsky (Northern Dancer e Flaming Page, por Bull Page), em 1970, e Bahram (Blandford e Friar’s Daughter, por Friar Marcus), em 1935, que também serviu na Argentina e tinha como um de seus importadores o Haras Guanabara, dos irmãos Seabra, os últimos e já distantes tríplices coroados na terra de Alfred Hitchcock.
O tempo foi de 3:03:81.
Clique aqui para ver a derrota de Camelot
Da Gerência de Turfe
Da Gerência de Turfe