Ilustre Senador e o bicampeonato do GP Bento Gonçalves (G2) » Jockey Club Brasileiro - Turfe

Ilustre Senador e o bicampeonato do GP Bento Gonçalves (G2)

Se em 2017, Ilustre Senador “vingou-se” de No Ar, após secunda-lo GP Paraná, este ano foi a vez de Grand Amiga, a atual campeã da maior prova paranaense, na qual Ilustre Senador ficou em terceiro (High Chris, o segundo, não correu), descobrir a força do cavalo de Alberto Juarez Tiollet Miorim no Cristal para conquistar de forma brilhante o bicampeonato do Grande Prêmio Bento Gonçalves (G2). A carreira magna do turfe no Rio Grande do Sul foi a atração central da jornada deste sábado, 20 de outubro, e disputada em 2.400 metros, areia macia.

Valter dos Santos Lopes, atual campeão da estatística em Cidade Jardim e agora novamente radicado no Hipódromo da Gávea, tem feito excelente trabalho com Ilustre Senador, animal adquirido num leilão junto ao seu criador, o Haras Figueira do Lago. Aos cuidados de Valter, Ilustre Senador ainda conquistou um G3 em Cidade Jardim e o Delegações Turfísticas no Rio de Janeiro.

Jóquei experiente, trabalhando no Hipódromo do Tarumã e que conta com a preferência de montaria dos animais do principal proprietário paranaense, o Haras Rio Iguassu, de Paulo e Luiz Felipe Pelanda, Valdir Rocha esteve impecável no dorso do ganhador em sua primeira vitória no Bento.

Ilustre Senador, desde a largada, não deu um milímetro de folga para o ponteiro Bolt da Lagoa, segundo colocado na preparatória. Vigiando de perto o rival, Ilustre Senador no meio da reta oposta começou a apertar o cerco. Magic Survivor, Namur e Grand Amiga vinham muito próximos aos dois primeiros. Na última colocação, Leão de Prata, na grande curva já era procurado por Carlos Lavor e pela linha progredia.

Na hora da verdade, Ilustre Senador entrou além de meio de raia. Grand Amiga, que já passava francamente para segundo, ficou ainda mais por fora. Bolt da Lagoa e Magic Survivor deram logo por encerradas suas missões, esmorecendo. No Ar progredia e quase pela cerca externa, Leão de Prata tentava diminuir a vantagem dos adversários. Grand Amiga embalou e partiu para cima de Ilustre Senador. Porém, no Cristal, quem dá as ordens é Ilustre Senador, que resistiu com sobras à rival e o piloto ainda cruzou o disco comemorando. No Ar finalizou em terceiro, com Don Itá (o único 3 anos do campo) e Leão de Prata fechando o marcador remunerado.

Mantendo-se invicto no Cristal e passando a milha e meia em 2min41s70, Ilustre Senador coloca seu nome ao lado de Duroc (1915/16); Pertinaz (1925/26); Scorpio (1929/31); Cravete (1950/51); Lord Antibes (1952/53); Uleanto (1975/76); Hero’s Son (2002/03) e Starman (2007/08) todos bicampeões da prova. Correndo em 2019, o filho de Agnes Gold e Maneiríssima, por Fast Gold, hoje com 5 anos, poderá igualar-se aos tricampeões: El Asteroide (1964/65/66); Zirbo (1981/82/83) e o incrível Hiper Gênio, ganhador em 1985, 1986 e 1988, e segundo colocado em 1987 e 1989.

por Fernando Lopes 

Imagens de 2017 (em breve as atuais, ainda não compartilhadas pelo JCRGS)

Gostou da notícia? Compartilhe!

Pular para o conteúdo