De forma incontestável e com extrema facilidade, Force To Force venceu há poucos instantes o GP Protetora do Turfe (G3), principal carreira da festiva reunião desta quinta-feira, 6 de setembro, em Porto Alegre. Mostrando ser praticamente imbatível na pista do Hipódromo do Cristal, em que somente foi derrotado no GP Bento Gonçalves (G1) 2011, Force To Force fez brilhar as sedas do Haras Maluga, de Edmilson Souza, criador e proprietário do ganhador, que mais cedo já havia promovido um concorrido leilão no Tattersall do prado gaúcho.
Force To Force já pulou na dianteira, mas exigido por Elizandro Costa, Super Machine tomou de golpe a ponta. Hermano Lô, Ask Me Not, Vôo Livre, Heroi Fon, The Angler e Proven Right. Puxando um ritmo forte, Super Machine era seguido por Force To Force. Ask Me Not começava a melhorar aberto, trazendo Vôo Livre em seu encalço. Na altura dos 1.000 metros finais, sem ser exigido, ao natural, Force To Force dominou a situação. Ask Me Not, Vôo Livre e Hermano Lô tentaram seguir o castanho do Maluga.
Ao entrarem pela reta final, quando Cristiano Machado olhou para trás e procurou os rivais, Force To Force aumentou o ritmo e começou a consolidar a vitória que já se desenhava pouco antes da hora da verdade. Com sobras e permitindo seu piloto passar os últimos metros comemorando, Force To Force folgou na ponta e conquistou autoritário êxito. Ask Me Not, afastado, ficou com a formação da dupla. Proven Right veio de longe para suplantar Vôo Livre e Herói Fon, que completaram o marcador. The Angler, Hermano Lô e Super Machine finalizaram descolocados.
Preparado por Manoel Duarte, Force To Force é um 6 anos, filho de Arambaré e Allea Jacta Est, por Magical Mile, de criação e propriedade do Haras Maluga. Para os 2.100 metros, em pista de areia úmida, o ganhador assinalou 2min18s7/10.
por Fernando Lopes – foto: Arquivo JCB