Com a apertada, porém firme e linda vitória no tradicional Grande Prêmio Duque de Caxias (G2), em 2.000 metros, na pista de grama, domingo, 26 de agosto, no Hipódromo da Gávea, a alazã La Française pulou na frente da Copa de Prata – Codere, destinada a éguas de 3 anos e mais idade.
A filha de Nedawi e Turbulência, por Clackson, de criação e propriedade da Fazenda Mondesir, vinha de ótimo segundo lugar para sua irmã paterna e companheira de campo criatório, La Defense, do Stud Azul e Branco, no Grande Prêmio Roberto e Nelson Grimaldi Seabra (G1), o “Brasil das éguas”, realizado no sábado, véspera do GP Brasil (G1) e confirmou in totum as expectativas, resistindo ao poderoso ataque de Ivrea (Beverly Hills Stud). Marcos Mazini esteve exuberante no dorso da ganhadora que contou com o perfeito preparo do campeoníssimo Dulcino Guignoni. May Be Now (Stud Rio Dois Irmãos), Aroma Perfeito (Stud Yellow River), e Colorada Fatal (Stud H&R) completaram o marcador. London Moon (Stud Farda Vencedora) fechou a raia.
Confira, abaixo, as duas etapas restantes da Copa de Prata, que dará R$ 20 mil reais à ganhadora, o sistema de pontuação e a classificação atualizada:
ETAPAS
2ª – GP Marciano de Aguiar Moreira (G2) – 07/10 – 2.400 metros, grama;
3ª – GP Oswaldo Aranha (G2) – 18/11 – 2.400 metros, grama
PONTUAÇÃO
1ª colocada – 10 pontos
2ª colocada – 6 pontos
3ª colocada – 4 pontos
4ª colocada – 2 pontos
5ª colocada – 1 ponto
CLASSIFICAÇÃO
1ª – La Française (ao lado, o filme da vitória )(10 pontos)
2ª – Ivrea (6 pontos)
3ª – May Be Now (4 pontos)
4ª – Aroma Perfeito (2 pontos)
5ª – Colorada Fatal (1 ponto)
Nos anos anteriores as vencedoras da Copa de Prata foram:
2009 – Hope (Know Heights e Maria Star, por Ghadeer), criação de Fazenda Mondesir e propriedade do Stud Azul e Branco.
2010 – Time To Fly (foto) (Roi Normand e Fit To Fly, por Ghadeer), do Haras Santa Maria de Araras.
2011 – Ventura Baby (Belo Colony e Masai Mara, por Aksar), criada pelo Haras Santa Rita da Serra e defensora do Stud Santa Rosa de Lima.
por Fernando Lopes – foto: Gerson Martins & Davi Oliveira