Homenageando uma das grandes corredoras americanas, foi corrido hoje, no meeting de Saratoga, o Personal Ensign Invitational Handicap (G1), em 1.800m. para éguas de três anos e mais idade.
A sua ganhadora foi Love and Pride, uma A.P. Indy e Ile de France, por Storm Cat, criação do nosso Stud TNT lá mesmo nos Estados Unidos, propriedade da Green Hills Farm Inc., treinada por Todd Pletcher e com John Velazquez up., ganhadora este ano do Obeah Stakes (G3) e, em 2011, terceira no Gazelle Stakes (G1), vencido por Awesome Feather (Awesome of Course e Precious Feather, por Gone West). Sua mãe é irmã materna de Bernardini (A.P. Indy), ganhador entre outras provas do Preakness Stakes (G1) e do Travers Stakes (G1). Cara Rafaela, a mãe dos dois, vencey o Hollywood Starlet Stakes (G1). Ela deve agora correr a Breeder’s Cup Ladies’s Classic (G1), no primeiro final de semana de novembro, em Santa Anita.
Ela derrotou por meio corpo (FOTO 1) a grande favorita e ganhadora, no ano passado, do Eclipse Award de melhor potranca de três an0s, Royal Delta (Empire Maker e Delta Princess, por A.P. Indy, treinada por William Mott e com Mike Smith up, sendo de criação do Palides Investments N.V. Inc. e propriedade dos Besilu Stables. Ela é a campeã da Breeder’s Cup Ladies’ Classsic (G1), do Alabama Stakes (G1) e terceira no CCA Oaks (G1), dominado por It’s Tricky, hoje a terceira colocada.
It’s Tricky (Mineshaft e Catboat, por Tale of the Cats), a segunda favorita, é de propriedade da Godolphin Racing LLC, criada pelo Stonerside Stable, tendo Kiaran McLaughlin como treinador e dirigida por Eddie Castro, que, além do citado CCA Oaks (G1), venceu o Acorn Stakes (G1), o Ogden Phipps Stakes (G1), e secundou Royal Delta na Breeder’s Cup Ladies’ Classic (G1) e no Alabama Stakes (G1).
Todas as três têm quatro anos e as diferenças foram 1/2 corpo e um corpo.
O tempo f0i de 1:49:22.
Personal Ensign (FOTO 2), a homenageada, uma Private Account e Grecian Banner, por Hoist the Flag, tinha como primeir avó a craque argentina Dorine (GP 25 de Mayo), irmã própria (filha também do grande Aristophanes na excelente sprinter Doria, por Advocate) da igualmente craque Doretta (GP Internacional Jockey Club del Peru e do GP 25 de Mayo), além de Dorileo, classic sire na Argentina, todos nascidos e criados no fundamental Haras Ojo de Agua.Personal Ensign foi Eclipse Award de melhor égua, faz parte o Hall of Fame do turfe dos Estados Unidos, invicta em 13 apresentações defendendo as cores de seu criador, Ogden Phipps. Dessas treze vitórias, oito foram em G1 (Shuvee Handicap, Maskette Stakes, Breeder’s Cup Distaff, Beldame Stakes, duas vezes, Hempstead Handicap, Whitney Handicap e Frizette Stakes).
Da Gerência de Turfe