Frankel e o Arc: expectativas e reflexões » Jockey Club Brasileiro - Turfe

Frankel e o Arc: expectativas e reflexões

Depois de seu inacreditável passeio nos 2.100m do Juddmonte International Stakes (G1), em York, especulações começaram sobre o futuro da campanha do fenomenal Frankel (Galileo e Kind, por Danehill), de Khalid Abdullah.

Os franceses perguntam: irá ele a Longchamp para disputar o Prix de L’Arc de Triomphe (G1)? E dizem ser a grande pergunta que agita o mundo do turfe. A demonstração do maravilhoso invicto em York na quarta, lançou o debate e a sua equipe não excluiu a possibilidade.

Antes de ir para o haras, a ele teoricamente restam duas provas para participar. Os 2.000m do Champion Stakes (G1), em Ascot, no dia 20 de outubro, foram sempre considerados como a opção mais lógica e certa. E continuam sendo.  Se essa  for a escolha, dizem os experts europeus, aí a milha do Prix du Moulin de L0ngchamp (G1), no início de setembro, ficaria perfeita no caminho de Frankel.

Mas diante das incessantes interrogações da imprensa, Teddy Grimthorpe, manager das cores do Príncipe Khalid Abdullah, não fechou a porta para o Arc. Mesmo para os britânicos, segundo os franceses, o Arc de Triomphe é uma prova à parte, absolutamente única e especial. Como disse, aliás, um jornalista inglês, o Champion Stakes seria  a escolha do “pragmatismo”, o Arc, a do “romantismo”.

Vencer o Arc em 2.400m, colocaria Frankel em definitivo em um outro planeta, onde ele reinaria sozinho. Nick Smith, responsável pelo setor de relações públicas de Ascot, tem perfeita consciência da ameaça que sofre a sua grande prova. Ele explicou ao Racing Post: “A equipe de Frankel declarou que tomaria a melhor decisão possível para o cavalo, algo que nos convém à perfeição. É claro que amaríamos vê-lo correr o Champion Stakes. Esse foi sempre o objetivo de sua campanha este ano e, lendo o que vem saindo na imprensa, continua sendo o caso. Mas se for decidido que irá ao Arc antes, ou no lugar  do Champion, será algo formidável e significará que Frankel vai tentar superar mais um limite, ou o limite.”

Os franceses não perdem as esperanças de ver o filho de Galileo no primeiro domingo de outubro em Longchamp. Comentando as declarações do grande Sir Henry Cecil, o treinador do fenômeno, ao dizer quem dará a resposta será o próprio Frankel, falam que, em primeiro lugar pela importância midiática do turfe francês e do Arc em si, eles esperam que o craque dê a sua resposta na lingua de Jean-Baptiste Poquelin, o famoso Molière.

Da Gerência de Turfe

Gostou da notícia? Compartilhe!

Pular para o conteúdo