A grande prova desta tarde no Ebor Festival, em York, foi o Darley Yorkshire Oaks (G1), 2.400m, para éguas de três anos e mais idade.
E as cores de Sua Alteza Aga Khan (e o seu élévage) brilharam através de sua Shareta, uma quatro anos filha de Sinndar (que aqui serviu em uma temporada sulamericana), e Shawara, por Barathea, preparada por Alain de Royer Dupré e com Christophe-Patrice Lémaire up, em direção elogiadíssima. Finalmente, a recente segunda, para Méandre (Slickly e Penne, por Sèvres Rose), no Grand Prix de Saint-Clud (G1) e, igualmente, segunda no Prix de l’Arc de Triomphe (G1), para Danedream (Lomitas e Danedrop, por Danehill), chegou ao seu merecido primeiro Grupo 1.
Em final emocionante (FOTO 1), ela livrou pescoço sobre a três anos (e favorita), The Fugue, propriedade de Lord Andrew Lloyd Weber, criação de Watership Down Stud montada por William Buick e treinada por John Gosden, terceira no Investec Oaks (G1), vencido por Was (Galileo e Alluring Park, por Green Desert), e vinda de ganhar o Nassau Stakes (G1), em Goodwood.
A terceira, a 1 corpo e 3/4, a citada Oaks winner deste ano, Was (Seamie Heffernan, jóquei, Adrian O’Brien, treinador, criação de Lodge Park Stud, propriedade de Derrick Smiti/Mrs. Magnier/Michael Tabor), e que vinha de terceiro no Nassau Stakes (G1), levantado, como já dito, por The Fugue.
O tempo foi de 2:33:87.
Também foi corrido o Lowther Stakes (G2), 1.200m para potrancas de dois anos, com a vitória da invicta (agora em três apresentações0, Rosdhu Queen (William Haggas, treinamento, Richard Hughes, jóquei, propriedade de Clipper Logistics, criação de Old Carhue & Graeng Bloodstock), uma Invencible Spirit e Green Minstrel, por Green Tune). Quase dois corpos (FOTO 2) a separaram de Baileys Jubilee cuidada por Mark Johnston, condução de Kieren Fallon, propriedade de G.R. Bailey, criação de P. e Mrs. Vinner), ganhadora do Prix des Rêves d’Or (L), e segunda, para Mazameer (Green Desert e Straight Miass, por In The Wings), no Prix de Cabourg (G3). A cabeça, em terceiro, Royal Rascal (Tim Easterby, treinador, David Allan, jóquei, propriedade de C.H. Stevens, criação de Habton Farms), uma filha de Lucky Story e Royal Punch, por Royal Applause
O tempo foi de 1:11:75.
Da Gerência de Turfe