De ponta a ponta e sem dar impressão de perder em parte alguma do percurso, Atacama levantou em São Paulo a XVIII Copa Japão de Turfe (L.). Principal carreira da jornada deste sábado, 11 de agosto, na capital paulista, a prova reuniu éguas de 4 anos e mais idade, em 1.600 metros, na pista de grama.
Excelente largada para a carreira de destaque na sabatina paulista. Atacama, muito pronta de partida, já tomou de golpe a dianteira. Estrela Mágica, Dona Elayne, Sul Blue, La Fascinante, Paris-It, Que Buena, Dona da Beleza e Jóia de Arumba vinham depois. Mostrando o caminho, Atacama braceava na frente sem ser incomodada. Sul Blue passou para segundo, deixando Estrela Mágica, La Fascinante e Paris-It a seguir.
As competidoras entraram pela reta final, lideradas por Atacama desde a partida. Sul Blue, Estrela Mágica e La Fascinante deram pinta de que poderiam desalojar a ponteira. Ledo engano, quando Josiane ajustou sua conduzida e deixou andar, ficou claro que a luta seria apenas pela dupla, pois a ganhadora já estava decidida. E foi o que aconteceu, Atacama galopou até o disco sem dar susto. Sul Blue resistiu na segunda colocação. Paris-It, Estrela Mágica e Dona da Beleza completaram o marcador.
Preparado em Porto Feliz por Alexandre Garcia Saldanha Correa, Atacama é uma 4 anos, filha de Amigoni e Londrina, por Vice Regent, criada pelo Haras Cifra e de propriedade de Beverly Hills Stud. Esta foi a quinta vitória de Atacama em dez saídas, a primeira na esfera clássica. Para a milha, em grama macia, a ganhadora assinalou 1min36s009.
por Fernando Lopes – foto: Photochart JCSP