Morgado foi o treinador com o maior número de vitórias
Com cinco vitórias e 33,33% de aproveitamento, Cosme Morgado Neto foi o treinador com o melhor desempenho no Festival do Grande Prêmio Brasil. Entre sus conquistas, destacam-se três carreiras nobres: GP Roberto e Nelson Grimaldi Seabra (G1), com La Defense (Stud Azul e Branco); Clássico Imprensa (L.), com o promissor Vingador Mascarado (Stud Amálgama), e PE Tirolesa, com a americana Aroma Perfeito (Stud Yellow River).
Lucas Quintana, uma jovem revelação paulista
Com sangue de campeão, uma vez que é filho de Ivan Quintana – um dos melhores jóqueis de sua época, vencedor do GP Brasil em 1981 com Campal (Haras Rio das Pedras) – Lucas Quintana, de apenas 26 anos, entrou para o seleto hall de ganhadores da carreira máxima do Jockey Club Brasileiro. Lucas, que recentemente venceu sua primeira vitória de Grupo 1, apresentou em excelentes condições o castanho Didimo (Stud Ceprano) e agora tem seu nome escrito de vez na história do turfe brasileiro.
Também radicados no turfe paulista, Paulo Henrique Lobo foi brilhante ao apresentar a égua Pippa (Haras Old Friends), que atropelou para vencer o GP Major Suckow (G1), e Sérgio Dornelles levou a versão B da PE Mensageiro Alado, com o ligeiro Ugo Thunder (Haras F.M.S).
Confira os outros campeões da semana
Líder da estatística, Roberto Solanés também foi um dos destaques da programação. O treinador sagrou-se bicampeão do GP Presidente da República (G1) carioca, após vencer a carreira com Conclusivo (Haras Regina).
Venâncio Nahid foi o treinador com o maior número de vitórias clássicas no final de semana, uma vez que levou o GP ABCPCC (G2) com Il Mago (Haras Doce Vale), GP João Adhemar e Nelson de Almeida Prado (G3) com Antonella Baby (Stud Santa Rosa de Lima) e Taça Cidade Maravilhosa (L.) com Ibrahimovic (Beverly Hills Stud).
Em grande fase, Adelcio Menegolo também brilhou no festival ao vencer o Clássico Delegações Turfísticas (L.), com Vendel (Haras Anderson), e a versão B da PE Mensageiro Alado, com Vet Boy (Haras Anderson).
Júlio Cesar Sampaio, ganhador do Clássico Breno Caldas (L.), com Pieces Me Ov (Stud Alvarenga), e da PE Oscar Pacheco Borges, com Glorfindell (Stud São Francisco da Serra); Luiz Esteves, que apresentou em ótimas condições o potro Episódio Final, vencedor do GP José Paulino Nogueira (G3); Manoel Renato Lopes, treinador de Advogado (Haras Salamandra), campeão do Clássico Luis Gurgel do Amaral Valente (L.), e Jairo Borges, que fechou o meeting do GP Brasil vencendo a PE Público Turfista, com Código Morse (Haras Springfield), foram os outros vencedores nobres e, respectivamente, destaques na semana mais importante do turfe carioca.
Confira as estatísticas atualizadas!
Por Celson Afonso – Fotos: João Cotta