Noturna fecha o 80º Festival do GP Brasil » Jockey Club Brasileiro - Turfe

Noturna fecha o 80º Festival do GP Brasil

Após um final de semana de páreos emocionantes, com belos desfechos, o Jockey Club Brasileiro encerra o 80º Festival do Grande Prêmio Brasil com dez páreos, dois do calendário clássico.

No quarto páreo, o Clássico Imprensa (L.) celebra o grande cronista, compositor, radialista, humorista e turfista dos mais ilustres, Haroldo “Pangaré” Barbosa. No início da década de 1940, Haroldo Barbosa começou a escrever uma coluna sobre turfe – chamada O Pangaré, no Diário da Noite. Redigida em estilo bem-humorado e muitas vezes irônico, a coluna passou a ser publicada por O Globo na década de 1950.

Em um campo seleto, seis competidores, de três anos – sem vitória em Prova Especial nos últimos seis meses – estão inscritos na prova, que será disputada em 1.400 metros, na pista de areia.

Já a Prova Especial Público Turfista, sétimo páreo, homenageia Milton Euvaldo Lodi. Milton participou diretamente da ascensão do Haras Ipiranga, fundado por seu pai, Euvaldo Lodi. Marcando época no turfe brasileiro, criou, entre outros, craques como Manguari, Jocosa, Al Mabsoot, Berceuse e Kurrupako. Em 1982, já como titular da coudelaria, Milton Lodi venceu a prova mais importante do país, o GP Brasil (G1), com Goumert, de criação e propriedade de Haras Ipiranga. Grande estudioso e conhecedor de turfe, Milton escreve uma coluna semanal na revista Turf Brasil.

Na foto, cedida por José Carlos Fragoso Pires Júnior, Milton Lodi, que estará presente hoje para premiar os vencedores do páreo, no dorso de Jocosa.   

Com os quatro forfaits anunciados (até o momento), 12 concorrentes, de três anos e mais idade – sem vitória em Prova Especial nos últimos seis meses – estão confirmados para a disputa, que acontecerá em 1.300 metros, na pista de grama.

Em simulcasting com Cidade Jardim, o primeiro páreo da Gávea está marcado para as 18h15. O Pick 7 começa na quarta carreira da reunião e o Open Betting, com R$10.000,00 de bonificação, na oitava. Em São Paulo, onde a primeira prova está agendada para as 18h (cânter às 17h45), dez páreos também serão disputados.

Abaixo as indicações e boa sorte!

1° Páreo: Prova completamente aberta, onde, pela campanha dos competidores, qualquer resultado é possível. Hoot vem de dois segundos e é a indicação que se impõe. Gol do Titulo é novidade na prova e merece atenção na hora de montar o jogo. Dalle Nergy, pelo menor caminho, a seguir. Observação do páreo: a equipe do Stud Gata da Serra aguarda ampla reabilitação de Point Harrod’s, que, segundo seus responsáveis, pode vencer a carreira caso confirme os exercícios.

HOOT (3) – GOL DO TÍTULO (5) – DALLE NERGY (1)

2° Páreo: Dá-lhe Prospector venceu com autoridade em sua estreia e volta com condição de levar a melhor na turma de cima. Amparado por boa campanha no eixo Paraná/São Paulo, Esse é o Cara é o rival a ser batido. Com chance também Destake Boy, mais aguerrido, e Selo Ruckus, com Lasix pela primeira vez.

DÁ-LHE PROSPECTOR (2) – ESSE É O CARA (3) – DESTAKE BOY (1)

3° Páreo: Arquiteto Nero já encarou páreos melhores na areia e pode levar estrear por aqui com vitória. Flyboy vinha mostrando uma grande evolução e, apesar de preferir a grama e estar reaparecendo de quase seis meses, é grande rival. À vontade com a transferência de pista, Cold Case fica como terceiro nome.

ARQUITETO NERO (7) – FLYBOY (3) – COLD CASE (1)

4° Páreo – CLÁSSICO IMPRENSA – HAROLDO “PANGARÉ” BARBOSA (L.): Após um demonstração impressionante em sua estreia na Gávea, Vingador Mascarado volta em um páreo mais forte, mas em condição de emplacar novamente. Único animal com duas vitórias no páreo, o argentino Hang Time é o potro a ser batido no início do Pick 7. Garoto Travesso fica na expectativa de um “train intenso” na frente para poder engrenar a tempo. (Veja o vareio de Vingador Mascaro em sua única apresentação na areia) 

VINGADOR MASCARADO (4) – HANG TIME (2) – GAROTO TRAVESSO (1)

5° Páreo: Voltando de bom descanso, Super Ézio é capaz de aproveitar a baliza, vir de mais para mais e emplacar sua primeira vitória. Victor Bay figurou na estreia e, agora mais bem preparado, pode chegar com bom rateio. Energia Escorial, depois.

SUPER ÉZIO (11) – VICTOR BAY (5) – ENERGIA ESCORIAL (1)

6° Páreo: Zafira despenca de turma e, apesar de estar caindo de distância também, pode impor sua categoria. Dondoquinha vem de boas colocações e parece indicação mais segura. Keep My Secret, vindo de vitória no claiming, é o outro destaque da prova.

ZAFIRA (3) – DONDOQUINHA (9) – KEEP MY SECRET (8)

7° Páreo – PROVA ESPECIAL PÚBLICO TURFISTA – MILTON EUVALDO LODI: Apesar de ser um dos animais mais velhos do lote, Longtemps parece bem colocado na turma e pode desbancar os mais novos. Union Lake, com Lasix pela primeira vez, tem como maior obstáculo a baliza. Jelousy, atual vencedor do páreo, também merece respeito. (confira ao lado a última vitória de Longtemps, em São Paulo)

LONGTEMPS (2) – UNION LAKE (16) – JELOUSY (11)

8° Páreo: Potros tidos em alta conta, Acelerado e Attigliano têm nova oportunidade para confirmar as expectativas de chegarem ao disco brigando pela vitória. Vindo de dois segundos, Galo Novo não deve ficar fora do Open Betting.

ACELERADO (3) – ATTIGLIANO (2) – GALO NOVO (9)

9° Páreo: Potro promissor, Vide Vinci, mesmo que ainda sofra algum rebate na pista de areia, pode vencer a primeira. Com boa atuação, na grama, em São Paulo, Belo Desejo merece atenção, no cânter e na pedra. Dos demais, Royal Victory.

VIDE VINCI (6) – BELO DESEJO (1) – Royal victory (9)

10° Páreo: Agora no páreo de uma vitória, Neighfield pode confirmar o que dele se espera e fechar a última reunião do Festival do GP Brasil em grande estilo. Sempre aguardado, Verboten é forte oponente. Quadro Vivo e Ciclo Vital aparecem como melhores alternativas aos animais indicados.

NEIGHFIELD (8) – VERBOTEN (3) – CLICLO VITAL (11)

Indicações sujeitas a alterações, devido às condições da pista, forfaits e ferrageamento.

Por Celson Afonso – Fotos: João Cotta (abertura) e internet

Gostou da notícia? Compartilhe!

Pular para o conteúdo