É hoje o dia do 80º Grande Prêmio Brasil » Jockey Club Brasileiro - Turfe

É hoje o dia do 80º Grande Prêmio Brasil

Mesmo sem o enorme público de outrora, mas com o charme e o glamour de sempre, o Jockey Club Brasileiro promove neste domingo, 5 de agosto, a 80ª edição do Grande Prêmio Brasil (G1), na distância de 2.400 metros, pista de grama, a carreira mais importante do país. Disputado desde 1933, o tordilho Mossoró entrou para a história como seu primeiro ganhador, em 2011, coube a Belo Acteon, do Stud H&R a glória de escrever para sempre seu nome na seleta lista dos vencedores da prova magna do turfe nacional.

Treze competidores entrarão no gramado do Hipódromo da Gávea para a sensacional disputa que marca a sétima carreira da excelente programação a ser realizada no prado carioca. Didimo (foto acima) (Nedawi e Qualibet, por Burooj), 4 anos, criado pelo Stud Eternamente Rio e de propriedade do Stud Ceprano vem de São Paulo cercado de pompa e circunstância. Ganhador recente do GP Mathias Machiline (G1), o castanho terá a condução do excelente Ângelo Márcio Souza e conta com o treinamento do jovem Lucas Quintana. Setenta e nove anos após seu bisavô Eulógio Morgado mandar Mossoró à pista para ser o primeiro animal a vencer o GP Brasil, Roberto Morgado Neto tem a responsabilidade do preparo de Cisne Branco (Lode e Cirandinha, por Ibero), 5 anos, do Haras Santa Maria de Araras. Cavalo que precisa ser levado no colo e com apenas cinco atuações em sua campanha, sendo quatro vitórias, duas delas em provas de G1, e uma colocação, justamente não Clássico Escorial (L.), quando perdeu sua invencibilidade ao reaparecer de uma ausência de pouco mais de 14 meses das pistas. O tricampeão, com a farda do Araras, Carlos Lavor, será o jóquei do animal de propriedade de Júlio Bozano. Invictus (Sulamani e Get Back, por Fast Gold), 4 anos, de Beverly Hills Stud, ganhador em maio do GP São Paulo (G1) conta com o capricho do craque Venâncio Nahid, terá a direção do internacional Altair Domingos, e promete destacada performance. Com o forfait de Veraneio, o recordista mundial de vitórias, Jorge Ricardo, pulou para Spitfire (Know Heights e Dotty, por Lode), 4 anos, Fazenda Mondesir/ Stud Azul e Branco, uma das boas opções na carreira para os turfistas que buscam uma pule melhor. Spitfire é treinado por Dulcino Guignoni, atual campeão da prova.

O GP Presidente da República (G1), na distância de 1.600 metros, grama, apresenta campo equilibrado e com os potros de 3 anos levando bastante vantagem na escala de pesos. Apesar da baliza 14 não ser a ideal, Arkansas Sand (foto) (Point Given e Quartz Sand, por Trempolino), 3 anos, do Haras Anderson, tem categoria para superá-la e passar na frente. Numa raia normal, Vitória Olímpica (Northern Afleet e Magic Rafaela, por Royal Academy), 3 anos, do Stud TNT, irá mostrar seu potencial e deve ser dos primeiros no disco. Em progressos, Micro Chip (Nedawi e Flash Dance, por Roi Normand), 3 anos, Fazenda Mondesir/ Stud Acqua Azul, único ganhador de G1 do campo, merece respeito. Quality Control (Northern Afleet e Guerrilheira, por Music Prospector), 4 anos, Haras Old Friends/ New Partners Stud, e Un Belini (Put It Back e Pena Máxima, por Green Dancer), 4 anos, do Haras Santa Maria de Araras, dos mais velhos, parecem os que têm mais condição para desbancar os potros de 3 anos.

Os GGPPs ABCPCC – Taça Stud Book Brasileiro (G2) – 2ª Etapa da Taça Quati, e José Paulino Nogueira (G3), além da Taça Cidade Maravilhosa (L.) e da Prova Especial Quick Chance – Taça OSAF, completam a seleta lista de provas do calendário clássico que compõem o festivo domingo na Gávea. Abaixo, as indicações para as 12 carreiras da programação. Boa sorte!

1º Páreo: Após boa estreia em Cidade Jardim, Fluente começa em carreira que não assusta na Gávea. Indio Guru, livre das clássicas emoções, e Super Action, que foi prejudicado na partida, são adversários. Cuidado, ainda, com Vittorio de Sica.

FLUENTE (1) – INDIO GURU (6) – SUPER ACTION (5)

2º Páreo: Conseguindo correr na grama, após duas transferências, Azenha tem tudo para vencer mais uma. Um Beijo Seu deu olé em SP e precisa ser observado o movimento, botando jogo… Bridjet Jones mostrou serviço logo de cara. Apesar da baliza ruim, atenção com View To A Kill.

AZENHA (6) – UM BEIJO SEU (5) – BRIDJET JONES (8)

3º Páreo: Veloz, Eurozone tem tudo para gostar do aumento da distância. Não valeu a estreia de Hasty Runner, que vai mostrar muito mais na grama. Chegando de Cidade Jardim, olho em Dom Moura. Bat Hawk, Barão e Vale O Escrito, vêm depois.

EUROZONE (6) – HASRTY RUNNER (1) – DOM MOURA (8)

4º Páreo: GP JOSÉ PAULINO NOGUEIRA (G3) – Em carreira que o ritmo promete ser aceso, Keynes pode atropelar com sucesso. Beto Boss, que já correu na Gávea, traz de Sampa um ótimo papel. De Ricardo, Aerosol vai ser um osso duro de roer. Virada Impossível e Episódio Final são perigosos.

KEYNES (5) – BETO BOSS (3) – AEROSOL (6)

5º Páreo: GP PRESIDENTE DA REPÚBLICA (G1) – Arkansas Sand perdeu carreira sem nome e, apesar da baliza, pode levar a milha internacional. Vitória Olímpica é adversário certo. Quality Control, com percurso limpo, vai chegar brigando. Un Belini, Ricardo “up”, e Micro Chip, que não para de evoluir, também estão na parada.

ARKANSAS SAND (14) – VITÓRIA OLÍMPICA (8) – QUALITY CONTROL (12)

6º Páreo: GRANDE PRÊMIO ABCPCC (G2) – Livre de Le Kinoplex, Umbu é capaz de vencer e ainda render bons dividendos. Ultimatum vai gostar da enturmação. Olympic Leader descansou e volta montado pela fera. Agora mais aguerrida na distância, atenção com Energia Dafine. Il Mago e Violent Ones, a seguir.

UMBU (8) – ULTIMATUM (4) – OLYMPIC LEADER (7)

7º Páreo: GP BRASIL (G1) – Didimo venceu, convenceu e no GP Brasil 2012 pode conseguir escrever seu nome na história. Invictus venceu o GP São Paulo, descansou e vem no preparo do craque Venâncio Nahid. Cisne Branco tem categoria de sobra para vencer. Viewfinder, Spitfire e Fera do Nenem são bons azares na maior prova do turfe nacional.

DIDIMO (1) – INVICTUS (6) – CISNE BRANCO (5)

8º Páreo: TAÇA CIDADE MARAVILHOSA (L.) – Não valeu a corrida de Fla-Rio na preparatória, pois não adaptou-se à raia muito pesada. Nikolic e Amor Próprio correram bem na preparatória paulista e ameaçam. Ibrahimovic também está na parada.

FLA-RIO (8) – AMOR PRÓPRIO (9) – NIKOLIC (7)

9º Páreo: PROVA ESPECIAL QUICK CHANCE – TAÇA OSAF – Distrito Policial chegou agarrado na preparatória paulista para a milha internacional. Tsonga voltou a mostrar um bom padrão e vai de L1. Os três de fora, Olympic Quest, melhor aguerrido, Quebonitoé, invicto na grama, e o perigoso Olhar de Campeão, são rivais que não devem ficar de fora dos estudos.

DISTRITO POLICIAL (5) – TSONGA (7) – OLHAR DE CAMPEÃO (18)

10º Páreo: Energia Escrita (veja o filme ao lado, que mostra também a atuação de Voilá Paris anotada na 11ª carreira) ficou sem passagem na hora da verdade e ainda sim chegou agarrada em Lady Lisette, que ontem colocou-se no GP João Adhemar e Nelson de Almeida Prado (G3). Confirmando a boa estreia, Votre Carina dará trabalho. Pisando na grama pela 1ª vez, atenção com Heart Of Dancer. Oubliete e Promessa Boa chegaram escassamente separadas e precisam estar nas viradas do Open Betting, que começa neste páreo e tem R$ 10 mil de bonificação.

ENERGIA ESCRITA (12) – VOTRE CARINA (6) – HEART OF DANCER (9)

11º Páreo: Repetindo sua recente saída, Voilá Paris é nome forte por aqui. Com dois segundos consecutivos, Age Of Reason pinta inimiga temível. Delegada da Razão e Autorizada também estão na parada. Olho, ainda, em Got You.

VOILÁ PARIS (2) – AGE OF REASON (5) – AUTORIZADA (3)

12º Páreo: Ricardo pode dar as cartas com Baralho no encerramento da jornada. Son-Jack retorna ao gramado e, numa dessas, surpreende a parceirada. Voador é o tertius. Zeferino reapareceu de longa ausência e volta com apenas 15 dias de intervalo. Não lhe falta categoria para superar isso. Quatro Rusteghi e Firme são opções interessantes para a Quadrifeta com R$ 10 mil de garantia.

BARALHO (2) – SON-JACK (11) – VOADOR (10)

por Fernando Lopes – foto: Ivo Gonzalez (capa), Divulgação JCSP & Davi Oliveira

Gostou da notícia? Compartilhe!

Pular para o conteúdo