Marcello Cardoso vai em busca do tri no Grande Prêmio Brasil (G1) » Jockey Club Brasileiro - Turfe

Marcello Cardoso vai em busca do tri no Grande Prêmio Brasil (G1)

Marcello Cardoso vai este ano em busca do tricampeonato do Grande Prêmio Brasil (G1). Ganhador em 2001, com Queen Desejada (Know Heights e Elisabetta, por Felício), criada pelo Haras São José & Expedictus e de propriedade do Stud Alvarenga, e em 2002, através de Potri Road (Potrillazo e Bagdad Cafe, por Strawberry Road), do Haras São Francisco de Paula, Cardoso em 2012 terá a oportunidade de montar Villeron (Public Purse e Extra News, por Forty Niner), nascido nos campos do Haras Anderson e defendendo as sedas do Stud Pixote. 

Ciente do equilíbrio do campo e das chances de seu conduzido, Marcello falou com exclusividade ao site do Jockey Club Brasileiro: “ O Villeron é um cavalo que participou com sucesso das duas primeiras etapas da Tríplice Coroa carioca – 2° no GP Estado do Rio de Janeiro (G1) e 5° no GP Francisco Eduardo de Paula Machado (G1) – depois foi ao GP São Paulo (14° lugar) e correu pouco. Ele reapareceu no início de julho e seu proprietário, mesmo com a troca de pista, deixou o animal correr para pegar aguerrimento. Na base da categoria, ele conseguiu se impor. Sua forma é ótima e como o Brasil está aberto, sem um favorito destacado, apesar de saber da força de Cisne Branco e Veraneio, acredito que meu cavalo chegará brigando pela vitória. Além do mais, seu treinador é o Guignoni, que sempre precisa ser respeitado nessas grandes provas”. 

Nas outras provas de Grupo I do 80° Festival do GP Brasil, Marcello montará em todas as outras três carreiras. No Grande Prêmio Major Suckow (G1), em 1.000 metros, o profissional está na dependência da escolha de Vagner Leal, jóquei contratado do Haras Old Friends, se Leal ficar com Pippa (Belong To Me e Madour, por Houssonet), Marcelo irá de Quarter Blade (Northern Afleet e Zanbarian, por Purple Mountain), ambos da família Camargo. No “Brasil das éguas”, o GP Roberto e Nelson Grimaldi Seabra (G1), Cardoso montará La Defense (Nedawi e Dear Celina, por Roi Normand), de criação da Fazenda Mondesir e de propriedade do Stud Azul e Branco. Finalmente, na milha, o GP Presidente da República, o bridão conduzirá o promissor Vitória Olímpica (Northern Afleet e Magic Rafaela, por Royal Academy). Marcello também falou sobre essas montarias; “Montei a Pippa em São Paulo, é uma égua valente que vai dar trabalho. O Quarter Blade está em evolução. La Defense regula com as mais cotadas e não seria surpresa chegar lutando pelas primeiras colocações. Vitória Olímpica é tido em altíssima conta pelo staff do TNT e com a vantagem de peso, convém respeitá-lo e muito.”

Aos 39 anos, Cardoso chegou ao Jockey Club Brasileiro com 15 anos de idade, vindo de uma família ligada ao turfe, é filho do ex-treinador Oraci Cardoso e irmão de Paulo Cardoso e do saudoso Francisco Cardoso. Com 2559 vitórias na carreira, o jóquei já trabalhou para os maiores proprietários e treinadores do país e hoje é contratado exclusivo do Stud TNT, de Gonçalo Torrealba. Dono de um dos mais vastos currículos do turfe brasileiro, Marcello conquistou as principais provas do turfe nacional e este ano pela 1ª vez levou um animal à Tríplice Coroa, Old Tune (foto) (Wild Event e Chanson Pour Julia, por Irish Fighter), do Haras Internacional. Apesar do jeito introspectivo, esse carioca é um vitorioso, um lutador determinado e, por isso, sua estrela sempre brilha nos grandes momentos de sua carreira e de sua vida. 

por Fernando Lopes – fotos: João Cotta e Gerson Martins

Gostou da notícia? Compartilhe!

Pular para o conteúdo