Um dos mais fantásticos animais que a família Paula Machado criou em seus campos, Helíaco será homenageado, mais uma vez, no domingo, 28 de abril, no Hipódromo da Gávea.
Filho de Formasterus e Saphinha, por Trinidad, o alazão Helíaco nasceu em 1943, era treinado por Ernani de Freitas e teve o chileno Oswaldo Ulloa em seu dorso nas suas maiores conquistas.
O fabuloso animal, com certeza um dos maiores expoentes da criação nacional, correu 13 vezes para conquistar doze vitórias – somente foi derrotado no GP São Paulo de 1948, batido por Garbosa Bruleur, em marca recorde à época.
As suas principais conquistas foram: em 46 os GGPP Derby Paulista e Ipiranga. No ano seguinte o 1º GP Brasil e os GGPP Cruzeiro do Sul – Derby e Dezesseis de Julho e em 1948 conseguiu o bicampeonato do GP Brasil.
Na reprodução, os principais filhos de Helíaco foram: Gomil (Cligeuse), campeão do GP Cruzeiro do Sul (1967); Valence (So Near), vencedora do GP Diana (1960); e Paquita (Ellipse), primeira colocada no GP Comparação (1953).
A Prova Especial Heliaco é a sexta carreira da programação de domingo (28) na Gávea e reunirá produtos de 3 anos e mais idade, em 1.500 metros, pista de areia.
Estão anotados: Winstar Farm (Stud Best Friends); Gladiador da Lagoa (Stud Cem Porcento); Jeromel (Haras Sweet Carol); Lafite (Stud Burvel); Pawel (Stud Versiani); Last Fantastic (Stud Verde); Westbrook (Stud Divina Providência); e Rei da Brincadeira (Stud Eternamente Rio).
por Fernando Lopes – fonte www.harassaojose.com – fotos: Internet e Gerson Martins