As regras e os organismos responsáveis pela luta contra o doping nos Estados Unidos ainda são muitas vezes regidos por cada estado e de forma completamente diferente.
A ação de Paul David Tonko (FOTO), do Partido Democrata, membro do Congresso pelo Estado de Nova Iorque, poderá acabar com estas disparidades.
Ontem de manhã, ele anunciou em seu site pessoal a iminente apresentação de um decreto federal regulamentando a luta antidoping e medicação nas corridas. Esta regulamentação fixará normas federais nos domínios da medicação e dos controles no conjunto de setores da atividade.
Ele propõe a criação de um estrutura especializada e independente colocar em ação, supervisionar e controlar as novas regulamentações.
Ele considera como o melhor cenário uma conexão desta estrutura com a agência americana de controle de doping e medicações, a USADA.
O seu projeto deve ser apresentado nas próximas semanas e recebeu de imediato um excelente apoio por parte de atores importantes do mundo das corridas – sendo que alguns estão nas origens do proposto, como o Jockey Club ae a associação da Breeder’s Cup. O diretor geral da USADA declarou ao seu apoio a esta importante revolução.
Em sua argumentação, o parlamentar americano notadamente insistiu na importância da atividade nos Estados Unidos, quer em termos de empregos como de apostas. Por isso, deve-se , para ele, entrar firme em nova era de transparência e confiança noa tocante a seus atores, principalmente sob o ângulo da medicação.
Tonko já tem um nome para esta estrutura ou organização: THAPO (Thorougbred Horseracing Anti-Doping Organization)
Da Gerência de Turfe (a partir do JDG e da TDN).