Há pouco anunciados no Doncaster Hotel, em Londres, os Cartier Awards aos melhores corredores na Europa da temporada 2013.
Não houve maiores surpresas quando anunciado o nome do animal do ano e da melhor potranca de três anos: a maravilhosa (FOTO 1) Trêve (Motivator e Trevise, por Anabaa), criação do Haras du Quesnay, campeã, em grande estilo do Prix de L’Arc de de Triomphe (G1), do Prix de Diane (G1), b atendo o record da prova, e do Prix Vermeille (G1).
A brilhantíssima flyer (FOTO 2)Moonlight Cloud (Invencible Spirit e Ventura, por Spectrum), campeã, como craque, dos 1.300m do Prix Maurice de Gheest (G1), dos 1.400m do Prix de la Forêt (G1) e da milha do Prix Jacques Le Marois (G1), foi eleita o melhor corredor de quatro anos e mais idade.
O melhor potro de três anos foi Magician (Galileo e Absolutely Fabulous, por Mozart), treinado por Aidan O’Brien, campeão das Irish Two Thousand Guineas (G1) e da Breeder’s Cup Turf (G1),
Entre os dois anos, a melhor potranca foi Chriselliam (Iffraaj e Danielli, por Danehill), campeã da Fillie’s Mile (G1) e da Breeder’s Cup Juvenile Fillies Turf (G1), enquanto o invicto e impressionante vencedor do Racing Post Trophy (G1), Kingston Hill (Mastercrafstman e Audacieuse, por Rainbow Quest), foi o melhor potro.
Entre os velocistas, o prêmio foi para Lethal Force (Dark Angel e Land Army, por Desert Style), vencedor da July Cup ( G1) e do Golden Jubillee Stakes (G1).
Finalmente, o fundista do ano foi a égua de criação de Son Altesse Aga Khan e defensora das cores de Her Majesty The Queen, Estimate (Monsun e Ebaziya, por Darshaan), a vencedora da Ascot Gold Cup (G1).
O Cartier Daily Telegraph Award of Merit foi para o treinador Jim Bolger.
Da Gerência de Turfe