A noite desta terça-feira no Doncaster Hotel, em Londres, foi a noite de mais uma consagração do fenomenal Frankel (Galileo e Kind, por Danehill). O que todos esperavam aconteceu: foi ele o vencedor novamente do Cartier Award de melhor corredor da temporada 2012 (já havia vencido a de 2011), seguido , pela ordem, por Camelot, Cirrus des Aigles, Excelebration e Nathaniel, e do de melhor corredor de mais idade (no ano passado, foi o melhor potro de três anos), com Cirrus des Aigles, Execelebration, Nathaniel e Moonlight Cloud a seguir.Somando com o que havia obtido em 2010, o de melhor dois anos macho, o filho do extraordinário Galileo, chegou a seu quinto Cartier Award, superando, com quatro, tanto Ouija Board (Cape Cross e Selection Board, por Welsh Pageant), em 2006, animal do ano e melhor corredor de mais idade, em 2004, animal do ano e melhor potrancas de três anos, e Yeats (Sadler’s Wells e Lyndonville, por Top Ville), Cartier Award de melhor stayer em 2006, 2007, 2008 e 2009.
De quebra, o Cartier/Daily Telegraph Award of Merit foi para o “Team Frankel”, que inclui todos aqueles que contribuiram para e participaram da criação do cavalo na Juddmonte, tanto na Irlanda quanto na Inglaterra, mais todos aqueles associados a Sir Henry Cecil em seu treinamento nas pistas.
Além dele, Dawn Approach (New Approach e Hymn of the Dawn, por Phone Trick), levou o de melhor potro de dois anos (depois vieram Reckless Abandon, Olympic Glory, George Vancouver e Kingsbarns), Certify (Elusive Quality e Please Sign In, por Doc’s Leader), o de melhor potranca de dois anos (escoltada por Sky Lantern, Rosdhu Queen, Flotilla e Silasol), Camelot (Montjeu e Gwynn, por Kingmambo), de melhor potro de três anos (depois Saônois, Encke, Bayrir e Most Improved), The Fugue (Dansili e Twyla Tharp, por Sadler’s Wells), o de melhor potranca de três anos (a seguir, Elusive Kate, Was, Shirocco Star e Beauty Parlour), Black Caviar (Bel Esprit e Helsinge, por Desert Sun), o de melhor velocista (em seguida, Mayson, Wizz Kid, Moonlight Cloud e Ortensia, e Colour Vision (Rainbow Quest e Give me Five, por Monsun), o de melhor stayer (com Times Up, Saddler’s Rock, Opinion Poll e Rite of Passage, a seguir) .
Hoje, também, a Federação Internacional das Atividades Hípicas publicou a ranking dos corredores em 2012 (de 1 de maio a 6 de novembro). E, de novo, na cabeça, Frankel (FOTOS 1 e 2, esta em sua volta após a sua últims corrida), com o rating de 140. Completando os 10 primeiros, os nomes do francês Cirrus des Aigles (Even Top e Taille de Guêpe, por Septième Ciel) e do irlandês Excelebration (Exceed and Excel e Sun Shower, por Indian Ridge), empatados em segundo com 130, em quarto, com 127, o japonês Orfèvre (Stay Gold e Oriental Art, por Mejiro McQueen) e o americano Wise Dan (Wiseman’s Ferry e Lisa Danielle, por Wolf Power), em sexto, com 126, o americano I’ll Have Another (Flower Alley e Arch’s Gal Edith, por Arch), e o irlandês Nathaniel (Galileo e Magnificent Style, por Silver Hawk), e, fechando os dez, com 125, os americanos Bodemeister (Empire Maker e Untouched Talent, por Storm Cat) e Fort Larned (E Dubai e Arlucea, por Broad Brush), e o neozelandês So You Think (High Chaparral e Triassic, por Tights).
A reação francesa foi bastante contra. Afinal, depois de Cirrus des Aigles, só se vê, bem mais abaixo, com 122, Dunaden (Nicobar e La Marlia, por Kaldounévées), contando ainda com seus resultados na Austrália, Méandre (Slickly e Penne, por Sevres Rose), Solémia (Poliglote e Brooklyn’s Dance, por Shirley Heights) e Reliable Man (Dalakhani e On Fair Stage, por Sadler’s Wells). Os australianos foram bastante cáusticos com os 123 dados a Black Caviar, “modestos e a colocando abaixo de corredores claramente inferiores e com performances igualmente abaixo do que a grande invicta proporcionou”. E mesmo os americanos não entenderam os 120 dados a Royal Delta (Empire Maker e Delta Princess, por A.P. Indy). Já os japoneses com, além de Orfèvre, mais três entre os 53 primeiros (todos esses igual ou acima de 120), caso de Elshin Flash e Rulership (os dois com 121) e Fenomeno (120), não criticaram, assim como o pessoal da Nova Zelândia (além de So You Think, emplacaram Ambitious Dragon, com 124, Ocean Park, com 122 e Super Easy, com 121). E o único outro turfe e criação do hemisfério sul a ter um nome nesta lista, foi a África do Sul, com What a Winter (120).
Da Gerência de Turfe