O jóquei inglês Ryan Moore dominou as rédeas durante grande parte do ano e conquistou o título de melhor piloto de 2016, a Longines World’s Best Jockey. Esta é a segunda vez em três anos que Moore vence este prêmio, já que foi o grande campeão de 2014.
Moore ganhou oito dos 100 maiores páreos de graduação máxima do mundo para conquistar este importante título. Vale lembrar, que as suas vitórias saíram em cinco países diferentes, a bordo de seis animais diferentes. Na Europa, Moore venceu nada menos que as duas principais corridas do continente, no caso o Prix l’Arc de Triomphe (GI) com Found (foto) e o King George VI & Queen Elizabeth Stakes (GI) no dorso de Highland Reel. Suas outras vitórias aconteceram no Hong Kong Vase (Highland Reel), Hong Kong Mile (Maurice), Dubai Turf (Real Steel), Sussex Stakes (The Gurkha), Queen Elizabeth II Stakes (Minding) e no Tenno Sho Autumn (Maurice).
O processo de pontuação para o título ainda computou com nove segundos e quatro terceiros de Moore em corridas de qualificação. Ao todo, o britânico alcançou 166 pontos, de longe a maior margem de vitória desde que o prêmio foi criado. Moore ganhou o título de 2014, com 94 pontos, enquanto Lanfranco “Frankie” Dettori ganhou em 2015, com 100 pontos. O brasileiro João Moreira terminou a 11ª colocação, com 46 pontos.
Christophe Soumillon com 98 pontos, ficou com a segunda colocação. Várias de suas vitórias de qualificação veio a bordo do derby winner francês e múltiplo ganhador de G1 na Europ Almanzor. Hugh Bowman, o piloto regular de Winx, a égua que é uma estrela na Austrália, terminou em terceiro lugar com 94 pontos. A classificação completa e finais pode ser encontrada em www.ifhaonline.org .
Moore receberá o troféu da Longines em cerimônia designada para o próximo dia 9 de dezembro em Hong Kong.