A festiva sabatina da Gávea teve como um dos seus destaques a realização do tradicional Páreo de Amadores Ernani Pires Ferreira, no 4º páreo da programação. Os pilotos, que nem um pouco pareciam ter esta condição, tamanho talento sobre essas verdadeiras máquinas de correr, foram um show à parte. Apesar do tempo frio, um bom público compareceu ao prado carioca para prestigiar o evento. E, ao que tudo indica, não se decepcionaram. Depois de uma grande atuação, a vitória ficou com Joy Joplin, conduzido de forma brilhante pelo querido Chico Chagas. O animal, muito bem treinado por D. Guignoni, cruzou o disco, cobrindo a distância de 1.300 metros (AREIA), com o tempo de 1:22.99.
Boa partida para os oito inscritos no páreo. Com a monta de Gabrielle Bessa, Hotel Four Seasons tomou conta das ações nos primeiros metros de prova. Na sua escolta, Jay Jopling e Chico Chagas não deixaram o seu adversário se desgarrar. Não demorou muito para os dois animais travarem um bonito duelo, que durou até a entrada da grande curva. A partir deste momento, Jay Jopling, ainda sem a intenção dada por Chico, começou a sacar dois corpos de vantagem.
Na hora do vamos ver, quando o leque se abriu e todos os pilotos deram a partida em seus conduzidos, começou o verdadeiro show de Chico Chagas. Respondendo prontamente ao seu piloto, Jay Jopling começou a tirar cada vez mais vantagem e mostrou o seu pode locomotor, tamanha era a ação imposta nesta carreira. Sob o rigor do querido piloto, o animal cruzou o disco e arrancou os aplausos calorosos do bom público presente ao Jockey Club Brasileiro. Olympic Emirates, Ilvyrrhythm, Green Back Uno e Hotel Four Seasons completaram o placar remunerado. Padrinho e Xaxamutema chegaram logo a seguir.
Bastante emocionado com a sua primeira vitória, Chico fez questão de agradecer o presente dado por D. Guignoni. De acordo com o jóquei amador, Jay Jopling foi oferecido pelo treinador há algumas semanas. Compromisso mais do que firmado com o amigo Guignoni.
– Estou muito emocionado, pois o Guignoni me ofereceu a montaria e me comprometi prontamente. Ele chegou para mim e falou: “Tenho um cavalo para você, vou prepará-lo para esta carreira. Ele é seu”. Me preparei também e consegui. Vou comemorar a vitória no CT esta semana com um barril de chopp – disse o piloto.
Já o treinador, se mostrava satisfeito com a conquista do amigo. Vencedor de inúmeros clássicos, os maiores do calendário brasileiro, Guignoni revelou que tinha certeza que faria o seu amigo cruzar o disco depois de tanto tempo batendo na trave.
– Preparei o animal e só disse para ele tomar cuidado para não cair, pois o cavalo iria levá-lo ao disco com certeza – afirmou.
Ficha técnica:
JAY JOPLING
- Peso: 386 kg Idade: 4 anos
- Sexo: Macho Pelagem: Castanho
- Pai: SHIROCCO
- Mãe: DINANZI
- Avô materno: RÊVE DORÉ
- Treinador: D.Guignoni
- Proprietário: Stud Red Rafa
- Criador: Stud Red Rafa
- Ferrageamento: Alumínio
Veja como foi o páreo:
CONFIRA ABAIXO A GALERIA DE FOTOS DO PÁREO DE AMADORES ERNANI PIRES FERREIRA
Por Emerson Silva e Sylvio Rondinelli Fotos: Gerson Martins e Sylvio Rondinelli