Conselho Diretivo e Comitê Fiscalizador da OSAF fazem reunião no Chile » Jockey Club Brasileiro - Turfe

Conselho Diretivo e Comitê Fiscalizador da OSAF fazem reunião no Chile

abcpcc

Marcelo Beloch e Sérgio Coutinho Nogueira representaram os JCB e JCSP, respectivamente, na 4ª Reunião do Comitê Fiscalizador da OSAF

No fim de semana do último dia 12 de agosto, a alta cúpula da Organização Sulamericana de Fomento ao Puro Sangue de Corrida (OSAF) esteve reunida no Club Hípico de Santiago, no Chile. No encontro foram realizadas reuniões do Conselho Diretivo da OSAF e do Comitê Fiscalizador de Corridas Graduadas da OSAF.

Na reunião do Conselho Diretivo, foi ratificada a posse de Carlo Rossi (Valparaíso Sporting Club) como presidente interino da OSAF, após a renúncia de Carlos Palermo. Rossi, que na ocasião expressou seus agradecimentos a Palermo, estará à frente da OSAF até março de 2017. Rossi também ratificou os cargos e funções dos dois Chefes Técnicos da entidade, Sérgio Coutinho Nogueira (Jockey Club de São Paulo) e Ignacio Pavlovsky (Hipódromo Argentino de Palermo), bem como os de seu assessor, Horacio Esposito.

Enrique Martinez de Hoz (Hipica Rioplatense – Uruguay) foi elevado à condição de vice-presidente e Luiz Alfredo Taunay, atual presidente do Jockey Club Brasileiro, teve seu mandato ratificado, também, junto à OSAF.

Passou-se, então, às demais pautas da reunião do Conselho Diretivo:

1. GP Longines Latinoamericano

a) Controle antidoping

A OSAF ratifica seu compromisso quanto à maior lisura possível na disputa do GP Longines Latinoamericano (gr.I) e reafirma sua conduta de realizar os exames antidoping da prova, em 2017 e 2018, em laboratórios credenciados pela Federação Internacional de Autoridades Hípicas (IFHA). A OSAF também aconselha suas entidades membros a realizar os exames antidoping das provas de G1 no ano de 2017 em laboratórios credenciados pela IFHA, e em 2018 para que haja um esforço conjunto a fim de que todas as provas de black type tenham seus exames realizados nos laboratórios oficializados pela IFHA.

b) Data e distância do GP Longines Latinoamericano 2017

O GP Longines Latinoamericano (gr.I) 2017 será corrido no Valparaíso Sporting Club em 5 de março e tem sua distância confirmada em 2.400 metros na pista de grama. 

c) Revisão e aprovação do texto final das emendas ao regulamento do GP Longines Latinoamericano referente aos animais extra-classificados

Ficam ratificadas as emendas e a nova redação do regulamento oficial do GP Longines Latinoamericano em relação aos cavalos extra-classificados. Assim, o artigo 8º do regulamento passa a vigorar com a seguinte redação:

“Artículo 8º – Caballos extra-clasificados: Cualquier propietario podrá presentar a un caballo para competir en el Longines Gran Premio Latinoamericano, habiéndose cumplido los siguientes requisitos:

a. Debe remitir una carta oficial de solicitud de inscripción a la Secretaría de OSAF y dirigida al Consejo Directivo indicando el nombre del SPC, con 90 días de anticipación a la fecha programada para el Gran Premio; 

b. El Consejo Directivo de la OSAF definirá la aprobación de la solicitud dentro de los 60 días previos a la diputa del Gran Premio, quedando sujeta a la disponibilidad de gateras y teniendo prioridad los ejemplares mínimos considerados por país miembro. 

c. Una vez aprobada la solicitud y para efectivizar la inscripción al Gran Premio, deberá abonarse la cuota de inscripción correspondiente con un plazo no menor a los 30 días previos a la fecha de la disputa de la prueba. 

d. El postulante no tendrá derecho a reclamar reintegro alguno en ningún caso, ante la imposibilidad del viaje o participación del caballo en la carrera, una vez confirmada la inscripción. 

e. Los fletes y traslados del caballo, jockey, entrenador y peón estarán a cargo del propietario y los hospedajes a cargo del hipódromo organizador.”

2. Revisão do cronograma de atividades dos Comitês da OSAF no segundo semestre de 2016 e no ano de 2017

Foram revisados e definidos os cronogramas de atividades dos Conselho Diretivo, Conferência Anual de Associados, Handicappers, Stud Books, Comitê de Proprietários e Criadores, Comitê de Laboratórios e Comitê Fiscalizador. Também se ratificou que a próxima reunião do Conselho Diretivo acontecerá em Buenos Aires, no dia 16 de dezembro.

3. Reunião bienal dos Químicos e Veterinários Oficiais de Corridas Internacionais (ICRAV)

Foram repassadas as atividades que compreendem a reunião bienal dos Químicos e Veterinários Oficiais de Corridas Internacionais (ICRAV), que será realizada pela primeira vez na América do Sul entre os próximos dias 15 e 22 de outubro, em Montevidéu. 

4. Resultados das auditorias realizadas nos Stud Books da América do Sul

Foram apresentados os resultados das auditorias recíprocas realizadas nos Stud Books da América do Sul, apontando para um resultado bastante positivo em termos gerais. Os participantes das atividades da auditoria também destacaram o clima de colaboração e cooperação na realização dos trabalhos, o que permitiu uma maior aproximação entre as instituições auditadas.

5. Escala de pesos da OSAF no Brasil

O representante do Jockey Club de São Paulo, e chefe técnico da OSAF, Sérgio Coutinho Nogueira, reafirmou o compromisso admitido pelos hipódromos brasileiros em implementar em suas corridas a escala de pesos oficial da OSAF em suas corridas, a partir do dia 1º de janeiro de 2017. 

6. Harmonização das normas em dias de corridas

Em razão do alinhamento de condutas entre IFHA e OSAF, houve proposta para que esta estabelecesse uma maior harmonização das normas e procedimentos em dia de corridas em seus hipódromos membros – tais quais controle de antidoping, segurança dos jóqueis, ferrageamento, reciprocidade de sanções etc. E os resultados das análises realizadas nesse sentido aponta para um nível médio/alto de harmonia entre normas e procedimentos nos principais hipódromos do continente, e permitiu identificar os pontos carentes de uma maior padronização nesse sentido. O resultado, em suma, se mostraram melhores do que se esperava inicialmente nesse segmento.

7. Avanços no controle de doping e alcoolismo entre jóqueis

No último mês de novembro começou a circular a carta de recomendação da OSAF quanto aos cuidados e procedimentos indicados no controle de doping e alcoolismo de jóqueis entre os seus hipódromos membros. A entidade firma sua percepção no sentido de que desde então alguns hipódromos vêm implementando políticas de antidoping dos seus jóqueis, se somando tais iniciaticas aos controles pré-existentes sobre o uso de álcool. 

8. Conferência Panamericana 2017 – Washington/DC

Foi apresentado o panfleto informativo de atividades da II Conferência Panamericana, organizada pelos Jockey Club (Estados Unidos), Latin American Racing Channel e Stronach Group. A Conferência será realizada em maio de 2017 na semana véspera do Preakness Stakes (gr.I), nos Estados Unidos. Para mais informações foi divulgado o web site do evento: www.panamdc2017.com.

9. Ratificação de data e local da próxima reunião do Conselho Diretivo

Fica confirmada a próxima reunião do Conselho Diretivo para o dia 16 de dezembro em Buenos Aires, na Argentina, na véspera do Gran Premio Carlos Pellegrini (gr.I). 

Já na 4ª Reunião do Comitê Fiscalizador de Corridas Graduadas da OSAF, além do já citado Sérgio Coutinho Nogueira, o Brasil também esteve representado por Marcelo Beloch (Jockey Club Brasileiro). O Comitê tem como função essencial supervisionar e qualificar a graduação das corridas de black type realizadas na América do Sul, tanto dos países localizados na parte I do Livro Azul da IFHA (Argentina, Brasil, Chile e Peru) quanto do Uruguai, que muito embora situado na parte II do Livro Azul possui 12 corridas suas na parte I.

Coordenando as graduações das corridas sulamericanas sob os critérios da IFHA, o Comitê trouxe à reunião as estatísticas, de aumento e decréscimo de graduação nas provas do continente desde que os trabalhos do Comitê foram estabelecidos nos moldes atuais, em 2013. Também houve a divulgação das corridas que tiveram sua graduação aumentada, das que, por outro lado, foram rebaixadas de graduação, e ainda das corridas colocadas sob advertência para a próxima temporada. Confira a lista:

1. Aumento de graduação

1.1. Argentina

Clásico Federico de Alvear (San Isidro) – de G3 para G2
Clásico Estrellas Junior Sprint (San Isidro/Palermo) – de listed race para G3
Clásico General Francisco Bosch (Palermo) – listed race para G3
Clásico Botafogo (San Isidro) – listed race para G3

1.2. Brasil

GP Henrique de Toledo Lara (Gávea) – de G3 para G2
GP Presidente Fábio da Silva Prado (Cidade Jardim) – de G3 para G2

1.3. Chile

Clásico Alberto Solari M. (Valparaíso Sporting Club) – não graduada para listed race

2. Rebaixamento de graduação

Argentina

Clásico de La Província de Buenos Aires (San Isidro) – G2 para G3 a partir de 2017
Clásico Encuentro Provincial (Palermo) – listada para não graduada a partir de 2017
Clásico Provincias Unidas (Palermo) – listada para não graduada a partir de 2017

3. Provas já rebaixadas em 2016

Brasil

GP Bento Gonçalves (Cristal) – G1 para G2
GP Consagração (Cidade Jardim) – G2 para G3
GP Pres. José Cerquinho de Assumpção – G2 para G3
GP Salgado Filho (Gávea) – G2 para G3
Copa ABCPCC Regional (Cristal/Tarumã) – G3 para listed race

4. Cartas de advertência

4.1. Argentina

Clásico Vicente L. Casares (Palermo) – G2
Clásico Polla de Potrillos (La Plata) – G2
Clásico Isidoro Aramburu (La Plata) – G2
Clásico Invasor (ex-Clásico Tomás Lyon – San Isidro) – G2

4.2. Brasil

GP Pres. Antonio Grisi Filho (Cidade Jardim) – G2

4.3. Chile

Clásico Fernando Moller (Hipódromo Chile) – G2

Desde a instituição dos métodos atuais de avaliação do Comitê, o quadro de acréscimos e rebaixamentos de graduação fica disposto da seguinte forma:

Informações retiradas do site www.abcpcc.com.br

Gostou da notícia? Compartilhe!

Pular para o conteúdo