Principal animal em campanha no Brasil, uma vez que a também Tríplice Coroada Old Tune (Haras Internacional) já se encontra no exterior, Plenty Of Kicks sofreu uma séria lesão, como noticiado aqui no início do mês, e agora teve a inscrição no GP Brasil (G1) descartada por seu proprietário e criador, Luis Antônio Ribeiro Pinto.
Segundo o titular do Stud São Francisco da Serra, que chegou ontem de uma viagem pela Europa, o craque sofreu um esgarçamento das fibras do tendão, um caso raríssimo, e chegou a ser cogitado o encerramento de sua campanha. Mas, segundo o renomeado James Crowhurst, um dos veterinários da área mais respeitados do mundo, o castanho tem 75% de chances de recuperar-se totalmente e voltar a brilhar nas pistas do Brasil e exterior. O veterinário, que, inclusive, examinou e auxiliou a aquisição do excepcional garanhão Crimson Tide, desembarcará no Rio de Janeiro em julho especialmente para tratar o caso do 11º cavalo Tríplice Coroado da história do turfe carioca.
Na próxima quarta-feira, dia 04, será feita uma nova ultrassonografia no local afetado, pelo veterinário Flávio Carneiro, exame que será enviado para a Inglaterra o quanto antes. A expectativa é que após seis meses do início do tratamento, Plenty Of Kicks esteja novamente em condições de se preparar para novos desafios.
Treinado por Júlio Cesar Sampaio, o três anos, filho de Crimson Tide e Pleni Turbo, por Choctaw Ridge, venceu sete carreiras, seis na esfera clássica, incluído os GGPP Jockey Club Brasileiro (G1), Presidente da República (G1), Estado do Rio de Janeiro (G1), Francisco Eduardo de Paula Machado (G1) e Cruzeiro do Sul (G1), em oito apresentações, permanecendo invicto na pista de grama.
Por Celson Afonso – Fotos: João Cotta